terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desafio Serra de Campos : porque todo triatleta tem um quê de masoquista

Como diria meu grande (literalmente) e idolatrado amigo Alexandre Butazzi, ao recomendar a prova Desafio Serra de Campos aos seus parceiros de treino :"todos nós, triatletas, temos um quê de masoquistas, então eu recomendo".

Dia 29/11 vamos ter a prova de ciclismo Desafio da Serra de Campos. Uma das melhores, pra mim é a melhor, provas de ciclismo de estrada do Brasil. O percurso é desafiador, lindo e seguro (a estrada é totalmente fechada para os ciclistas).

São aproximadamente 50km entre Sto Antonio do Pinhal e Campos do Jordão. Dentre os quais, 13 km são de serra ininterrupta. No começo do percurso, são várias descidas, trechos planos, descidas, trechos planos...tudo muito lindo. Aí aparecem algumas subidinhas e os novatos ficam felizes : "é só isso a temida serra velha de Campos ?" éééé....vai queimando as perninhas vai...e aí eis que chega o início da serra, e não pára tão cedo de subir. E vai subindo, vai fazendo curva, vai subindo. Aquela coroa que você guardou no seu cassete, sem usar até então, para um último suspiro, caso necessário, entra na dança muito antes do que você imaginava e chega uma hora que você não tem mais de onde aliviar. Eu lembro bem que teve uma vez que eu estava subindo e toda hora eu esquecia que não tinha mais marcha e dava um toque no meu câmbio pra subir uma coroa. Aí encostou um senhor, que já deveria estar de saco cheio, e me falou : "não adianta filha, não tem mais marcha". Eu sei!!!!buáaaaaa.O negócio é abstrair. Olha a paisagem, que é linda por sinal, olha o cara do seu lado que está num sofrimento maior que o seu e agradeça aos céus por não ser você e vai pedalando, pedalando...de repente, tem uns caras da organização avisando que acabou a serra, dão isotônico (geladinho, um luxo) e você começa a descer feliz da vida, mais umas subidinhas normais, passam uns 6 km. Aí você já está na cidade, achando que acabou tudo e tal, mas ouvem-se gritos, vozes ao longe :"-Senhor, me ajuda!" ou "Jesus me empurra!!!" é verdade! Tenho amigos que não me deixam mentir sozinha! Brincadeira, é verdade, isso aconteceu, as pessoas gemiam e gritavam! Do quê ? Da pirambeira da subida do palácio....é inacreditável. Uma parede. E ela não esteve sempre no percurso, colocaram, se eu não me engano, há umas 3 edições da corrida. Inclusive, fizeram uma pesquisa de opinião comigo, no final da prova em que eles inauguraram esse novo percurso, o que eu achava da mudança. Eu respondi : "Excelente, quanto maior o desafio, melhor". Todo triatleta tem um quê de... Bem, depois de fazer força pra caramba por aproximadamente 2 horas, o pessoal ainda tem que enfrentar uma pirambeira de chorar. Mas o segredo é ir pedalando pensando em cada perna que faz força. Dá até pra ir fazendo um mantra com as pedaladas : um direito força, dois esquerdo força. E aí vai. Sem olhar pra cima, sempre pro chão. Apesar de ser uma parede, ela é curta. Mas pelamordedeus! Não desça da bike!!!! Depois vem mais umas coisinhas e um plano em que todo mundo morre de cãimbra porque coloca mais de 40km/h e a casa cai. Vale muito a pena acelerar, é gostoso, se achar uma rodinha dando sopa, melhor ainda, gruda e vai junto. A chegada é perigosa, diminua a velocidade nos últimos metros porque a dispersão é pequena. Aliás, falando em segurança, cuidado com as descidas em curva, elas são traiçoeiras, tem muita areia, folhas, pedrinhas.Vi muito ciclista bom caído pelas tangentes das curvas de Campos. Será excesso de confiança ? Cuidado.

Claro que esse meu relato é para ciclistas nível "galera". Porque para os ciclistas nível "profissa", eles nem se dão conta de que tinha uma serra no meio do caminho.

Eu vou participar do 1/2 Iron de Pirassununga uma semana antes, pensei até em não ir no Desafio Serra de Campos, mas não resisto. É bom demais. É legal demais. Eu recomendo, não só como treino de força e técnica, mas também para fortalecer a mente, se concentrar no esforço, controlando o cansaço por um longo período, é uma lição para muitos momentos difíceis numa prova de triathlon. E lógico, recomendo porque todo triatleta tem um quê de masoquista...você tem razão Butazzi.

Mais informações :
Link da prova aqui
Mapa do percurso aqui

Team Bianchi

Um comentário:

  1. Mestre Butta tem toda a razão....Prova difícil !!! Big Dog

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!