quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Força Mental

Correndo o risco do pessoal dizer que minhas frases de incentivo foram retiradas de um livro de auto-ajuda qualquer, ainda assim bato nessa tecla : muito mais que a sua capacidade genética, o que vai fazer de você um atleta vitorioso é a sua força mental.

Inspirada no livro (não é auto-ajuda antes que retruquem) do Joe Friel : The Triathlete's Training Bible, resolvi colocar alguns pontos aqui no blog pra gente meditar um pouco :

Por que Lance Armstrong, Tiger Woods e Michel Jordan são considerados dentre os melhores de todos os tempos nos seus esportes ? É devido à genética ou à oportunidade ? À sua natureza ou à sua dedicação aos treinos? Eles nasceram predestinados ao sucesso uma vez que tiveram a chance de aparecerem em campo ?

São questões difíceis de serem respondidas porque é difícil separar uma habilidade nata de um trabalho duro. Mas uma coisa é certa nesses 3 casos : todos depositaram uma extrema dedicação ao seu próprio aprimoramento. Lance Armstrong é famoso pelas suas 6 horas diárias de treinos, ele repetia a exaustão cada trecho difícil que ele iria enfrentar no Tour de France e era metódico com cada grama de comida que colocava na boca. Michel Jordan era famoso no seu time por ficar sempre depois dos treinos aperfeiçoando suas "fraquezas". Tiger Woods, após vencer em 1997 o Masters Tournament com um record de 12 strokes sobre o segundo lugar, se dedicou a melhorar seu swing porque achava que ainda estava deficiente, ele achava que poderia ser ainda melhor.

Parece que o trabalho duro foi o componente mais importante no sucesso de cada um desses atletas. Será que foi mesmo ? Recentes pesquisas tendem a indicar que sim. Essas pesquisas vão ainda além, sugerem que são necessários 10 anos de trabalho focado no seu esporte para alcançar o limiar da sua grandeza (bonito isso hein ? alcançar o limiar da sua grandeza...gostei). Isso confere com os exemplos : Armstrong, Woods e Jordan.

Esse treinador, Joe Friel, com mais de 30 anos de bagagem, disse que viu muitos casos em que os atletas começavam a despontar no esporte com 7 anos de treinos e trabalho duro e brilhavam (melhorando ainda mais sua performance) por mais 3 anos. E isso sem levar em conta a idade do atleta quando os treinos começaram. Ponto importante.

Ele acredita (e eu também, daí esse post) que a chave para todo esse trabalho árduo é mais mental do que físico. Mas o que podemos fazer para sermos mentalmente fortes ?
São basicamente 4 qualidades que devem ser trabalhadas :
1 - Vontade
2 - Disciplina
3 - Acreditar em si
4 - Paciência (e perseverança)

No próximo post vamos discutir esses quatro pontos. Agora tenho que treinar natação que está na hora!!!! Tenho 30 tiros de 50m hoje...dilícia.

Um comentário:

  1. bom, Lance Armstrong, Tiger Woods e Michel Jordan são casos pessoas dedicadas aos treinamentos que obtiveram sucesso em seus esportes, mas e quanto a Garrincha e Romário? Esses dois têm histórico de indisciplina com o corpo e com os treinos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!