sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Força Mental (continuação)

O renomado treinador de triathlon do time olímpico americano, Joe Friel, faz as seguintes perguntas aos seus atletas para saber o quão fortes eles são mentalmente. Acho que vale a pena meditarmos um pouco sobre o que ele coloca :

1 - Vontade

Você consegue treinar sozinho(a) ? Ou precisa estar com outras pessoas para se sentir motivado(a) a completar os treinos pesados ?

Você consegue encontrar uma forma de treinar, não importando as condições climáticas, como chuva, vento, calor, escuridão, ou qualquer outro tipo de interrupção ?

Atletas que treinam regularmente sozinhos tendem a ter níveis mais altos de força mental e uma grande vontade de ter um bom resultado. A mesma coisa para as pessoas que treinam na chuva ou no frio, ou que encontram uma forma de treinar apesar do trabalho com agenda lotada e comprometimentos familiares.

Palavra da tripateta:
Eu obtive meus melhores resultados nas provas em que os treinos foram mais complicados de serem completados. Quanto maior a dificuldade em treinar, mais força eu tinha para competir focada.

2 - Disciplina

Você molda seus treinos ao seu estilo de vida para atingir seus objetivos ?

Quão importante é para você : nutrição, sono, periodização, definição de objetivos, habilidades físicas, atitude, saúde e força muscular?

Seus amigos e sua família te apoiam nos seus objetivos ?

Existem atletas que moldam, o máximo possível, seus treinos à sua vida e existem atletas que colocam os treinos como o centro de tudo, o resto fica secundário. Quando conseguimos encaixar o treino na nossa rotina (continuar tendo vida social, comer bem, dormir bem, etc) a chance de seguir treinando firme é muito maior.

3 - Acreditar em si

Você vai para competição com um plano de sucesso ?

Você realmente acredita que pode se dar bem mesmo que as condições não sejam favoráveis ?

Quando você vai para uma prova, o que te vem mais à mente : as variáveis que você pode controlar ou as que não pode controlar ?

Você aceita que uma derrota é um passo necessário no caminho do sucesso ou um sinal de que você simplesmente não consegue ?

Você acredita que pode ou fica se questionando se pode ?

Atletas mentalmente mais fortes batem atletas apenas fisicamente mais fortes. Se você não acredita que pode melhorar e vencer, vai ser difícil seu treinador te convencer do contrário.

Palavra da tripateta:
Muitas vezes a gente fica (no treino ou na prova) numa zona confortável de esforço. Isso é muito gostoso. Mas não leva a nada. Se a sua intenção é ir pras cabeças, precisa colocar a máquina à prova.

4 - Paciência e perseverança

Você quer continuar treinando por um longo tempo ?

Você precisa de sucesso imediato ou pode adiá-lo até o tempo certo, mesmo que seja por alguns anos ?

Você já matou treino por dias, ou até mesmo semanas, e tentou voltar à forma rapidamente ?

Como já foi dito, atletas continuam melhorando por quase 10 anos, não importanto a idade em que eles começaram o treinamento. Treinar para vencer é um compromisso de longo termo, com períodos de quase não se perceber o progresso. Atletas precisam ter paciência para continuarem o trabalho durante esses períodos, sabendo que o ganho virá mais tarde.

Palavra da tripateta:
E o ganho vem, tenha paciência. Preocupe-se em curtir o triathlon, os treinos, os amigos, as viagens, as competições. Treine regularmente, coloque o triathlon na sua rotina, seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!