segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pirassununga aí vamos nós!


Nossa, essa foto aí ao lado é velha... ainda estava com a minha Trek 5000 azul, bike honesta, diga-se de passagem....

Sábado fiz meu último treino sério para o Long Distance de Pirassununga (1.9k/90k/21k). A prova vai ser no domingo, dia 22/11. Já estou sentindo calafrios...é sempre assim em véspera de prova. Não tem jeito.
Esses últimos treinos são extremamente importantes, principalmente pra cabeça : dá confiança.
Eu fui pedalar na rod. D. Pedro : 100k seguido de 6k de corrida. Começamos o treino às 10:00 aproximadamente. Sol e vento brutais. Mas esse é o clima mais provável para ser encontrado em Pirassununga. O vento nem tanto. Mas o sol e o calor são massacrantes. Já peguei ano lá que ficou nublado e fizemos a prova na boa. Mas já peguei um sol escaldante que nasceu cedinho anunciando o massacre da serra elétrica. O que efetivamente aconteceu. Eu fiquei com marcas de sol que duraram o verão todo. Uma beleza.
Em Pirassununga a gente aprende uma importante lição no triathlon : abaixar a bola, ter uma postura mais humilde frente a condições extremas que não estamos acostumados, no caso, o calor.
Meu último treino foi debaixo de um baita calor, eu me senti bem. Mas sei que, lá em Pira, ao começar o pedal, se o calor for pior do que eu encontrei, vou enfiar a viola no saco e ir bem pianinha...me hidratando, comendo direitinho, sem abusos, aguardando o barulinho da serra elétrica...zuuummmmm e lá se vão algumas pernas. A corrida debaixo de um sol forte, umidade elevada, por volta das 11h (horário do sol) desidratado ou sem energia é se arrastar por alguns kms.
Se a prova é no domingo, lá pela quinta-feira eu já começo o processo de hidratação. Água e isotônico intercalados ou água de côco. A comida também é importante, comer mais carbo, proteína leve, diminuir as fibras. No sábado então, zero de fibras e carbo de alto-indice glicêmico na veia (macarrão, batata, purê, lanches com geléia, bananinha com açúcar, suspiro). E tem outras coisas que podem ser feitas mas sugiro que se procure um nutricionista.
Essa semana que antecede a prova eu aproveito para descansar bastante, treino levinho, tudo girado. Sem andar muito por aí, nem ficar muito tempo em pé. Tem um mantra do triatleta que diz : "se estiver em pé e puder sentar, sente. Se estiver sentado e puder deitar, deite".
Outra coisa que eu acho legal é fazer mentalização nessa semana. Eu, por exemplo, não gosto da largada da natação. Então mentalizo que estou largando bem, confiante, forte, que estou me sentindo confortável. Mentalizo a prova toda, as transições. E sempre importante lembrar (gosto quando me lembram...) se você treinou direitinho, se seguiu sua planilha de treinos corretamente, então você está preparado. Sem essa neura de achar que não treinou o suficiente. Você treinou!
E como diria Julie Moss, a triatleta que primeiro engatinhou para terminar o Ironman do Hawai (naõ me lembro exatamente das palavras mas o sentido está aí) : os treinos são duros e desgastantes, a prova é a parte mais divertida. Uhu! Que venga!

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, obrigada!