quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Como a loucura começou


Já que estamos a poucos dias do Ironman do Havaí, até lá vamos falar todos os dias só sobre essa prova, sonho de todo triatleta.

Um pouco de história então pra começar...

No Pacífico, ao sul do trópico de câncer, a 3.846 Km a oeste de São Francisco e a 6.196 Km a leste do Japão, está o arquipélago do Havaí, composto de 8 grandes ilhas vulcânicas, sendo que a maior, Kona ou Big Island é o teatro atual e anual da mais importante e tradicional prova de triatlon do mundo.

Tudo começou em torno das canecas cheias de cerveja na Brasserie Primo Brewery, Honolulu, Capital do Estado do Havaí, que fica na Ilha de Oahu. Era uma dezena de marinheiros com idades variando entre 30 e 40 anos, afogando na cerveja a amargura de uma derrota numa corrida de revezamento em que haviam sido batidos por jovens mariners. Inconformados com a derrota, eles se perguntavam como poderiam provar que eles eram mais resistentes e ainda capazes de ganhar dos mais jovens, qual a prova havaiana que representava o maior desafio?
Seriam os 3.800 metros de natação da tradicional Waikiki Rough Water Swim?
Ou 180 Km de ciclismo da famosa Around the Island Bike Race?
Ou ainda os intermináveis 42,195 Km da maratona de Honolulu?

Um capitão da marinha, de 42 anos, John Collins, levantou-se e lançou o desafio: a prova mais dura seria aquela que englobasse as três provas mais difíceis da ilha juntas e no mesmo dia. Todo mundo riu, no que ele completou: “Conheço 11 pessoas que conseguiriam ir até o fim“. A idéia fez seu caminho, e alguns meses depois daquele fim de tarde de Outubro de 1977, mais precisamente no dia 18 de Fevereiro de 1978, 15 homens, na sua maioria corredores ou nadadores se apresentaram para a largada do primeiro Ironman da história.

Dos 15 que largaram em Waikiki Beach, 12 a completaram. Um motorista de táxi de Honolulu, John Haller, foi o primeiro homem de ferro a completar a prova com o tempo de 11 horas 46 minutos e 58 segundos.

A cobertura da mídia pela Sports Illustrated e ABC Wide World of Sports chamou atenção para o evento, até então, único. Em 1981, a prova foi realizada em Kona, no Havaí, o que dificultou ainda mais o que já era bastante duro. A mudança para Kona colocou a etapa de ciclismo nos campos de lava (lava fields), que são continuamente rachados pelos ventos fortes.

Ela cresceu e hoje são 26 seletivas divididas pela Europa, Ásia, Oceania, África e Américas que definem 1500 competidores para a final no Havaí. Durante o Ironman, são atraídos para a Ilha de Kona cerca de 30 mil visitantes.

A competição : acontece sempre na primeira lua cheia de outubro - torna-se ainda mais difícil pelas condições adversas da ilha de Kailua-Kona : muita umidade, ventos fortes que mudam de direção a todo instante, calor intenso (entre 37º e 40º) e às vezes mar agitado.

No próximo post vamos falar sobre o percurso e algumas palavras chaves do Iron do Hawaii : Ali'i Drive, Energy Lab, Queen Ka'ahumanu (ou "Queen K" para os íntimos), Lava Fields, Cross Winds, Underwear Run (o quê!!!), Israel Kamakawiwo'ole, Aloha e Mahalo.

Aloha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!