sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Hawaii : mini dicionário tripatético

Queen Ka'ahumanu
Chamada de "Queen K" pelos locais. Trecho da Hawaii Belt Road, state highway 19, localizada na Big Island. Leva nome de uma rainha (dã) regente do Kingdom of Hawaii entre os séc XVIII e XIX. Ela liga as cidades de Kailua-Kona e Kawaihae e é quase a totalidade do percurso de ciclismo do Ironman. O retorno do ciclismo se localiza na cidade de Hawi. A paisagem dominante é a dos campos de lava.

Hawi
Cidade de retorno do percurso de bike, já foram 90k de sofrimento de vento e sol na cara. Os altetas costumam reclamar que, para chegar aqui, estão com vento contra, fazem o retorno, e o vento continua contra. hehehe.

Natural Energy Lab
Centro educacional e de pesquisas de produção de energia de fonte renovável (sol, vento, etc)Fica no caminho para Hawi, ou seja, no meio dos campos de lava, um calorzinho básico faz aqui. É o retorno da maratona. Ironicamente, a partir do Energy Lab, os competidores vão ficando com menos energia...é a hora da verdade, voltar pelos campos de lava por 21km e pegar a Ali'i drive em direção à chegada.

Ali'i Drive
Final da maratona, parte urbana já na cidade de Kailua-Kona, ela vai dar na...linha de chegada! Onde as pessoas se concentram para torcer e dar força para os atletas. É onde também os atletas costumam fazer suas corridas matinais nos dias que antecedem à competição.




Lava Fields
São os campos de lava, um deserto formado por lava dos vulcões que estão ativos, o chamado Volcanoes National Park. Nesse local inóspito o calor chega a mais de 40 graus celsius e é onde boa parte da corrida, e quase o total da porção de bike, acontecem. Os competidores costumam colocar marcas ou símbolos com pedras brancas nos lava fields, à beira da estrada, isso serve de incentivo, uma força extra ao passar pelo local.

Cross Winds
Na ilha de Kona, os vulcões estão bem próximos do mar, os ventos que sopram do oceano batem nos vulcões e mudam de direção bruscamente. Principalmente na Queen K (trecho de ciclismo), esses ventos batem nos vulcões e, às vezes, encontram uma outra rajada de vento vinda do mar exatamente sobre a rodovia. Os atletas descrevem esses cross winds como uma pancada repentina e lateral na bike. Por isso, em Kona, é proibido utilizar roda fechada na bike. Pedalar clipado também é difícil, se estiver desatento, muitas vezes, o atleta vai parar no chão. A Vanessa Bley, triatleta que fez o Ironman no ano passado em Kona, me disse que era impossível pedalar clipada e que pedalou na diagonal (isso mesmo, a bike ficava inclinada) por muito tempo.

Underwear Run
Ou "underpants run", inventada em 1997 por alguns malucos para fazer piada da mania que os triatletas têm de ir a todos os lugares (café, shopping, restaurantes, etc) com suas roupas de treino. Eles fazem uma convocatória através de cartazes pela cidade, se reunem no lugar marcado, fazem um juramento e saem correndo só com as roupas de baixo.Você pode ou não fazer uma doação para participar, eles sempre ajudam alguma instituição de caridade.
"There are few events in the world like Kona, and few athletes in the world like Triathletes."
É nóis!!!!!






Israel Kamakawiwo'ole
Músico havaiano, já falecido. Ele fez uma versão mix das músicas "Over the Rainbow/What a Wonderful World",onde apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukelele. Essa música é mágica, linda de viver. Ouçam e sintam-se transportados ao Hawaii e suas belas paisagens naturais. De vez em quando eu dou uma viajada pro Hawaii dessa forma...

Veja o vídeo da música aqui

Aloha
Tem dois significados principais. O primeiro define Aloha como um cumprimento, ou seja, você pode dizer Aloha quando for falar ‘oi’ ou ‘tchau’. O segundo define Aloha como o verbo amar, adorar.

Mahalo
Significa obrigado, gratidão; agradecer.

No imaginário havaiano, as palavras têm "mana" ou poder espiritual. As palavras Aloha e Mahalo são as mais poderosas para os havaianos.

Aloha, mahalo para todos os atletas que já se encontram em Kona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!