segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Runner's High

O barato do corredor : imagens mostram a liberação de endorfina no cérebro.

No mundo todo, amadores, especialistas e a mídia concordam : a corrida prolongada melhora o estado de espírito das pessoas. E muitos acreditam que, os próprios opióides do corpo, também chamados de endorfinas, são a causa disso. Mas, na verdade, isso ainda não tinha sido provado até recentemente. Pesquisadores do Technische Universität München e da Universidade de Bonn, na alemanha, conseguiram demonstrar a existência do "barato do corredor" causado pela endorfina. Num estudo de imagens, eles foram capazes de mostrar, pela primeira vez, o aumento de endorfinas em certas áreas do cérebro dos atletas durante uma sessão de duas horas de corrida.

O interessante é que as áreas afetadas no cérebro são, preferencialmente, o prefrontal e o límbico, que são regiões que têm, reconhecidamente, papéis importantes no processo emocional. Mais ainda, eles observaram um aumento significativo das taxas de euforia e de felicidade se comparadas à taxas de antes do exercício de corrida.

O mais legal desse estudo (ou dessa comprovação) diz respeito às pessoas que sofrem de dores crônicas. Porque esses pesquisadores provaram que a endorfina atua diretamente nos centros de supressão da dor no cérebro. Com isso, os médicos esperam que consigam convencer seus pacientes a levarem uma vida mais saudável com a prática diária de exercícios. Logicamente, cada um dentro dos seus limites.

Os resultados do estudo "The Runner's High: Opioidergic Mechanisms in the Human Brain" foi publicado no jornal 'Cerebral Cortex' e a pesquisa foi apoiada pela German Research Association em conjunto com o Federal Ministry of Education and Research e a German Association of Neuropathic Pain.

Só para lembar os outros benefícios (comprovados) do exercício regular:
Reduz o stress
Previne ansiedade e sentimentos depressivos
Levanta a auto-estima
Melhora o sono

E mais:
fortalece o coração
aumenta os níveis de energia
melhora o tônus muscular e a força
fortalece e constrói ossos
ajuda a reduzir a gordura do corpo
faz você se sentir em forma e saudável

Fez 10 flexões nesse instante só pra aliviar a consciência ?

Um comentário:

  1. Runners high ...

    miss the sound of the spikes tearing the track !

    that's high !!!!!!!!!!!!

    bjo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!