quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nade bonito

Trabalhando sua braçada

Considere o fator “beleza” na piscina
Por Sara McLarty

Quando assistimos atletas de elite competindo – no triathlon, esqui na neve, ginástica olímpica – todos têm uma coisa em comum : suas ações parecem ser feitas sem esforço e seus movimentos são suaves e bonitos. Cada movimento é coreografado e nenhuma energia é perdida.

Lembre do Michael Phelps nadando nas Olimpíadas, ou observe a raia mais rápida durante os treinos. Todos esses talentosos nadadores possuem braçadas suaves, posição do corpo em linha reta, pernadas firmes, abdômen estável e uma boa rotação de quadris, os quais são aspectos que ajudam um nadador a deslizar na água com resistência mínima. Note que eu não mencionei nada de : braços batendo na água, pernadas em forma de tesoura, água espirrando, posição alta da cabeça, quadris afundando, ou qualquer coisa que suje o fator “beleza”.

Das pontas dos dedos das mãos às pontas dos dedos dos pés, pense em cada movimento feito e se pergunte, “Isso está bonito ?” As suas mãos estão entrando na água acima da sua cabeça dando um tapa chapado e levantando água ou elas estão graciosamente cortando a superfície criando meramente algumas bolhas ? Quando você vira a cabeça para respirar, você torce seu pescoço, seus ombros e peito para um lado e levanta sua cabeça inteira da água para pegar profundamente o ar ? Ou você, calmamente, vira seu rosto para um lado, mantendo um olho dentro da água e faz uma rápida, porém suficiente respirada ? E os seus quadris ? Eles serpenteiam para o fundo da piscina ou rotacionam diretamente alinhados com seus ombros para dar aos seus braços um alcance maior e uma melhor pegada antes de iniciar a puxada ?

Força abdominal não é importante apenas para o ciclismo e para a corrida. Uma boa braçada obtém toda sua potência desde o torso e abdômen, até mesmo a pernada se inicia nos quadris. Se deslocar na água com seus joelhos, produz muita espuma e espirro (o que também impede que outro nadador compartilhe a raia com você). Movimentos curtos e fluidos, desde seus quadris, com joelhos relaxados, um calcanhar forte e uma ponta de pé bem esticada é o que você precisa.

Acontece que a eficiência de um nadador na piscina tem uma relação direta com o fator “beleza” e eficiência na água é o que faz você nadar mais rápido. Não força bruta, não o poder rude, não intensidade, mas preferencialmente eficiência, definida como o grau com o qual alguma coisa é bem feita ou sem perda de energia.

Cada movimento feito na água deve contribuir para o deslocamento para frente através da água. Qualquer movimento que força seu corpo para cima ou para baixo, para os lados ou para trás é perda de energia. Na escola, nós aprendemos que a distância mais curta entre dois pontos é uma linha reta. Aplicando esse princípio ao primeiro esporte do triathlon, nós chegamos ao seguinte teorema : a forma mais rápida para nadar de lado a lado na piscina, ou para a próxima bóia, é uma linha reta.

Essa linha reta se inicia no centro do topo da cabeça e então desce diretamente pela espinha saindo por entre as pernas. Imagine uma barra ao longo da linha central do seu corpo. Não se pode dobrar essa barra, mas pode-se rotacionar nela. Quando seu braço direito entra na água sobre sua cabeça, não se pode mais mover o quadril para o lado direito para aumentar o alcance. Ao invés disso, a barra força com que você rotacione seu corpo para estender seu ombro para frente. Como resultado, seu quadril direito rola em direção ao fundo da piscina, a parte da frente das suas pernas está direcionada para a lateral da piscina e seu braço esquerdo suavemente sai da água abaixo de seu quadril na parte mais alta do seu corpo.

A mesma coisa acontece durante o ciclo da braçada do seu braço esquerdo. Ele entra acima da cabeça e seu corpo todo rotaciona para a esquerda. Com essa barra correndo ao longo da sua espinha, não há jeito de sua cabeça ou quadris poderem se mover fora do alinhamento hidrodinâmico ideal.

Enquanto isso, suas pernas estão ajudando com uma pernada firme. Elas sustentam seu equilíbrio e mantém seus quadris na superfície. A linha mais rápida e reta se aplica ao seu caminho, ao seu corpo e também se aplica à posição do seu corpo na água. A superfície da água é onde todos os movimentos da natação se localizam. Se sua cabeça, braços e ombros estão lá, fazendo todo o trabalho, suas pernas não deveriam se juntar à festa ?

Quando suas pernas seguem a linha do seu corpo, elas não têm mais que vencer tanta água. Você irá mais longe e mais rápido, usando a mesma energia, quando seu corpo se estreita e reduz a resistência. Pratique a saída da parede da piscina, na linha reta mais longa e estreita possível. Veja o quão longe você vai sem bater perna. Lembre onde você parou e tente deslizar mais longe na próxima vez. Tente isso após um mergulho também.

Se você começar a melhorar sua eficiência na natação você ficará mais rápido. Você pode sentir que não está ficando mais forte ou que você não está ficando mais rápido mas confie no relógio. Nadar limpo e bonito vai aumentar sua liderança até a T1 [transição natação-ciclismo] e fará você chegar lá com menos esforço. Isso significa que você terá mais energia para os outros dois terços da competição. Você poderá ver os resultados antes mesmo de sua próxima corrida. Se mais pessoas quiserem dividir uma raia com você nos treinos, você saberá que está na direção certa!

Fonte : Revista Triathlete americana de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!