quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Torben Grael ou O que a vela tem a ver com o triathlon ?

Maior atleta olímpico brasileiro, dono de 5 medalhas em Olimpíadas, incluindo 2 de ouro, campeão da Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, foi o comandante do barco sueco Ericsson 4, que dominou a competição, quebrou o recorde de singradura (distância percorrida em 24 horas) em monocascos (foram 596 milhas) e foi campeão por antecipação. Semana passada foi indicado ao prêmio de melhor velejador do ano pela Isaf (Federação Internacional de Vela).


Mas o que a vela ou o Torben tem a ver com o triathlon ou alguma das suas 3 modalidades? Por que um post desses num blog de triatleta ?


Esporte muito técnico, individual, exige muita dedicação, disciplina, motivação para os longos treinos, é um esporte custoso, pouco divulgado no Brasil. De que esporte estou falando ? Da vela ou do triathlon ? São muitas coisas em comum. E não é nenhuma coincidência encontrar triatletas praticando vela e vice-versa. Eu lembro de um Triathlon Internacional de Santos em que o Robert Scheidt participou, conheço gente no triathlon que é velejador. Está nos meus planos aprender a velejar, deve ser o máximo! O desafio, a superação, o desenvolvimento da técnica, a sensação de liberdade, o contato com a natureza....


Torben Grael, com esse nome nórdico, esquisito pra caramba, quem diria que ele é brasileiro ? Mas é. Sempre olho os resultados das triatletas americanas amadoras nas competições durante o ano, são tempos muito fortes e penso comigo : "se elas podem eu também posso, vou correr atrás". O exemplo do Torben é até mais próximo, ele é brasileiro, se ele conseguiu esse grau de excelência, nós também podemos. Chega desse pensamento de inferioridade tupiniquim, podemos ser tão bons como os gringos, vamos acreditar em nosso potencial. Com muito trabalho, dedicação, etc, etc.


E peguei essa frase do Torben pra encerrar esse post, o homem não para :


"Acho que a questão não é o que ainda falta conquistar. Porque eu faço pelo prazer e não pelos resultados ou pelos títulos. Mas é lógico que ainda tenho objetivos. Adoraria ser campeão da America's Cup".


Alguém duvida ?


Um comentário:

  1. Precisa fazer algum comentário? Eu sou suspeito pra falar, afinal sou fã do cara. Bjo Marcos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!