quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fazendo a diferença

Montar uma planilha de treinos não é nenhum segredo, todo mundo faz mais ou menos a mesma coisa no triathlon. Um pouco mais de volume nas deficiências, um pouco mais de trabalho muscular de tempos em tempos, dependendo da prova alvo, todo mundo tem treino bem parecido.

Geneticamente falando também, somos muito equilibrados, a não ser que você seja um fenômeno mas, em geral, temos o mesmo potencial atlético. Então, o que faz com que uns cheguem em primeiro e outros em segundo, ou terceiro, etc ?

Em primeiro lugar, a vontade de treinar. Porque vontade de ganhar todo mundo tem na mesma intensidade. Então, o que vai fazer a diferença, no final das contas, é o quanto você treina e não é qualquer tipo de treino, não é sair treinando como louco, mas ter qualidade nos treinos. O campeão é aquele que persiste mais um pouquinho no esforço quando todo mundo desistiu. A diferença do campeão para o segundo lugar está nos pequenos detalhes. Por exemplo, num treino de força com subidas no pedal: o treino é fazer 10 vezes a subida. O campeão é aquele que faz todas as 10 subidas consciente, pensando na técnica em cada subida e que reserva para as 2 últimas, um esforço extra, só pra testar seus limites, estudar seu corpo. A maioria dos atletas vai cumprir sua obrigação, subir as 10 vezes como sempre fez, dentro de um esforço relativamente confortável. Veja que todo mundo nesse treino fez 10 subidas mas quem treinou melhor ?

Em segundo lugar, a cabeça. Definindo "cabeça" : confiança em si, mentalização positiva, equilíbrio. Confie em si : confie no quanto você treinou, conheça seus limites. Quando você estiver fazendo um tiro de VO2, na corrida por exemplo, vá até seu limite, teste seu corpo, veja qual é a diferença entre "estou passeando", "estou no limite", "estou quebrando", "quebrei". Mentalização : mentalize a prova, mentalize você superando suas maiores deficiências, mas mais importante, mentalize como você está se sentindo fazendo isso : bem, forte, confiante. Isso funciona! Equilíbrio : permita-se ter preguiça e descanse, permita-se sair com seus amigos, permita-se enfiar o pé na jaca de vez em quando, permita-se comer aquela pizza cheia de gordura trans com coca-cola (muito de vez em quando...).

Aprenda com os erros : tire lições de todas as dificuldades.Faça uma auto-análise : Onde errei ? Por que errei ? Como melhorar ? Pergunte ao seu técnico, leia artigos especializados, converse com quem faz direito, peça dicas. Tente melhorar sempre.

Mantenha-se motivado : participe de provas, estabeleça metas, busque desafios, assista provas e vídeos de provas de triathlon, às vezes eu assisto um e tenho vontade de pegar a bike e cair no mundo!

Essas são coisas que me parecem importantes, claro que não é tudo, mas é um bom começo.

Um comentário:

  1. Ok, ok... Tudo bem que treino, esforço, disciplina,confiança em si mesmo etc são fundamentais. Mas não dá pra negar que a genética não faça sua parte. Por exemplo, eu preciso treinar muuuuito pra me manter forte, aguentar o ritmo, me manter competitiva. Sou superdisciplinada. Aí tem gente que aparece pra treinar de vez em quando e na hora da prova, se dá bem. Por outro lado, tem gente que se mata de treinar e nunca vai conseguir passar de determinado ponto. A maioria das pessoas que se dá bem num determinado esporte tem algumas características físicas que as predispõe para se dar bem naquele esporte. Por exemplo, eu sou longelínea. Não gosto de dar tiros, nem de fazer muita força. mas quando se trata de resistência... é comigo mesmo! Minhas fibras musculares são as de endurance, portanto me sinto melhor em esforços de média intensidade por longos períodos. Ou seja, uma coisa leva a outra e a outra leva a uma. "Tostines vende mais porque é mais fesquinho ou é mais fresquinho porque vende mais?" That´s the question!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!