domingo, 27 de setembro de 2009

Periodização da vida

O triathlon é um esporte que, quando praticado com seriedade, exige uma grande dedicação. A maioria dos triatletas que eu conheço são pessoas determinadas, multiprocessadas (que gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo) e perfeccionistas. Nós depositamos uma quantidade grande de tempo e de energia no nosso esporte.

O triathlon faz parte do meu cotidiano, é minha higiene mental, ele me mantém em forma e saudável, por ele eu como e durmo bem, ele me ajuda a manter minha auto-estima elevada. Amo meu esporte, mas ele não é tudo.

Eu acho que é possível conciliar nossa vida de triatleta com nossa vida pessoal sem ficar devendo nada para nenhuma das duas. É uma questão de se organizar e de definir prioridades.

Outro dia li um artigo de um médico triatleta americano, ele sofrera uma série de acidentes que o impediam de treinar e, por conta disso, se dedicou a outros aspectos de sua vida, encontrando oportunidades que, do contrário, não teria tempo de procurar (um dia transcrevo a história dele num post que é incrível)...mas ele dizia que devemos periodizar nossa vida assim como as planilhas de treino são periodizadas de acordo com a temporada de competições : em alguns momentos devemos focar nossas energias no nosso trabalho (ou estudo), em outros, nas nossas relações humanas (família, amizades, namorado) e em outros no nosso esporte (Ironman) . Eu concordo com ele e acho que essa comparação foi muito bem sacada. No momento estou focando nas relações humanas e estou adorando e você ?

Um comentário:

  1. E a gente vai ficando craque de organizar o pace, os intervalados e a intensidade de todos os departamentos da vida!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!