segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cor-de-rosa

Outro dia li um artigo na revista Triathlete da triatleta canadense, campeã mundial, Samantha McGlone. Ela falava sobre os equipamentos femininos de triathlon e como os fabricantes de produtos esportivos desconsideravam a mulher atleta.

Ela disse que os fabricantes, em geral, pegam o equipamento masculino, pintam de rosa e vendem como equipamento feminino.

No quesito vestuário então é brincadeira : fazem tudo miudinho, baby look, justinho, curtinho. Alguém precisa avisá-los que a mulher atleta é forte, tem musculatura desenvolvida, treina pesado. Sua! A mulher atleta sua e sua pra caramba! Nós somos gente, não somos bibelôs, não somos a Barbie. Nós gostamos e precisamos de roupa confortável, de alta performance, de qualidade, adaptada para o nosso corpo, nós temos o quadril mais largo, a cintura mais fina, as mãos e pés menores... busto! O busto, de qualquer tamanho, precisa de uma camiseta que o respeite, de um top que o sustente (e não aqueles tops lindos mas sem função nenhuma, a não ser enfeitar). E o que mais pega nessa história toda é a qualidade dos equipamentos. Nós queremos a mesma seriedade, o mesmo respeito e nível de performance que estão nos equipamentos masculinos.

Os fabricantes de bicicleta são os que mais pisam na bola quando se fala de alta-performance. São raras as marcas de bike que possuem uma linha feminina de alta-performance, em geral são bikes xexelentas, pesadas, zero de aerodinâmica, com um grupo porcaria, mas pintadinhas de rosa ou com uma florzinha no quadro. Pega essa flor e enfia no...eu quero uma bike boa! Eu pedalo tão ou mais forte que os meus amigos homens, então por que me oferecem essa bike de m...?

E roupa de ciclismo ? É raro encontrar alguma peça de vestuário de ciclismo pra mulher. Eu andei reclamando disso uma época e a Nádia, mulher do Elpídio (que comanda a loja e mecânica Bike Elpídio, representantes da Bianchi no Brasil) resolveu fazer uma linha de roupa feminina de ciclismo, a Dama Bianca. Ela tem investido seu bom gosto e talento desenvolvendo roupas para mulherada. Eu uso tudo e aprovo, são lindas e funcionais. Vamos prestigiá-los, porque além de serem brasileiros, estão fazendo um ótimo trabalho, com respeito e consideração à mulher ciclista. O endereço é R. Tito, nro 1641, na Lapa, São Paulo. Vale uma visitinha, a loja é um show (e o Elpídio & Nádia também!).

Mas voltando ao rosa. Por que feminino=rosa? Eu gosto de várias cores, inclusive o rosa. Quem foi que começou essa história de enfiar o rosa pela nossa guela ? Pode parar! A camiseta de líder do Giro d’ Itália é rosa e os caras que vestem a “maglia rosa” usam tudo rosa! Inclusive o capacete e a faixa do guidão. E não fica nem um pouco feminino, pelo contrário, com a tez queimada de sol de tantos dias pedalando ao ar livre, os caras ficam gatíssimos. Enfim, vamos mudar nossos conceitos, vamos abrir nossa cabeça...ser feminina é muito mais que usar uma simples cor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!