quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Em busca de um novo objetivo em 2010




Todo viciado em esporte fica matutando qual vai ser seu principal objetivo no ano. E isso é uma delícia. Um Ironman, por exemplo, precisa de uma antecedência gigante para ser planejado. Esse ano de 2010 então foi sacanagem...as inscrições se esgotaram no meio do ano de 2009! Então isso significa que para se fazer o Ironman de Florianópolis é necessário se programar, decidir e se inscrever com 1 ano de antecedência.

Eu tinha me programado para o Ironman 2010 de Floripa logo que terminei o de 2009. É a síndrome do "eu posso fazer melhor e vou voltar no próximo" que se inicia logo após a prova com o sintoma de "nunca mais". Aí você vai pro hotel (ou pra casa) e durante o banho o sintoma muda para "quando vai ser mesmo no ano que vem?" e no dia seguinte a gente acorda com "eu posso fazer melhor e vou voltar no próximo". Clássico.

Infelizmente tive uma trombose venosa profunda no final do ano de 2009 na perna esquerda, veias fibular e poplítea parcialmente entupidas com um coágulo sanguíneo, mais conhecido como trombo. Já estou quase 100% recuperada mas o tratamento envolve tomar um medicamento anticoagulante de 3 a 6 meses. Isso significa que durante esse período não poderei levar tombos, romper ligamentos ou lesionar musculatura (entre outros) e adiós bike outdoor. Com isso, disse adeus ao tão querido Ironman 2010 e a qualquer prova que tenha ciclismo.

Hora de replanejar o ano de 2010. E eis que exatamente hoje tive uma grata surpresa, uma notícia capaz de cobrir qualquer tristeza e de saciar meu vício por um grande objetivo no esporte : o médico vascular me liberou para treinar para maratona!!! Eu simplesmente perguntei a ele que objetivo eu poderia ter no esporte esse ano e ele disse com todas as letras : "Por que você não treina para uma maratona?". Eu ouvi bem ? Eu sonhei com ele me dizendo isso ?Nãooooooo!!! Uhu!!!

Bora planejar uma maratona BEM legal daqui uns 4 ou 5 meses. A condição que o médico impôs foi a de ir devagar, aumentar o volume aos poucos e dar um intervalo grande entre os treinos para a recuperação. Estou pesquisando maratonas de preferência nos EUA ou europa. Por favor, quem tiver dicas e indicações serão todas bem vindas.

Mas como toda boa triatleta, um objetivo num esporte só é pouco. E o esporte que não tenho contra-indicação nenhuma mesmo é a natação. Hoje ainda passei na minha academia e conversando com um amigo nadador "animal" fiquei pilhada, ele me disse : "Thelminha !!!! Você tem que baixar esse seu tempo dos 100m livres, aproveita agora, a hora é agora, VOCÊ CONSEGUE BAIXAR ESSE SEU TEMPO DE 1'20" PRA 1'10". Nossa, me arrepia até agora de lembrar, ele foi muito enfático e cheio de energia, eu tô dentro! Topei na hora! Então meus objetivos para 2010 no esporte são : completar uma maratona e baixar meu tempo dos 100m livres na natação.

A mensagem que eu gostaria de passar em 2010 para quem lê meu singelo blog é de não desanimar frente aos obstáculos da vida. Olhe em volta, veja o que pode ser feito, se apoie em seus amigos e nas pessoas que realmente se importam com você (porque sozinho ninguém consegue nada nessa vida). Toque o barco, siga adiante, não conte as tristezas nem as decepções que ficaram para trás. Aceite o novo sem medo e seja feliz do jeito que der, tropeçando, capotando, caindo de cara no chão mas se reerguendo sempre e mais forte. Feliz 2010, bons objetivos, boas provas e BOAS SUPERAÇÕES!

4 comentários:

  1. Oi, que bom que você está de volta. Faz quase um mês que vc desapareceu do blog. Acho ótimo que você conseguiu estabelecer esses objetivos e agora voltou a ser a Thelma Tripateta. Ela esteve ausente em dezembro, tentando saber como resolver esse probleminha. Pode deixar que todos os teus amigos vão te empurrar pra alcançar esses objetivos. Seja bem vinda de volta ao nosso mundinho heheh feliz 2010. Escrevi sobre objetivos no meu blog essa semana, coincidência ou não, continue com seus sonhos. beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Muito bom teu blog com boas dicas e conselhos!Parabéns pela perseverança.
    As melhoras rápidas e boa preparação para a Maratona!

    Feliz 2010!
    Mark

    ResponderExcluir
  3. Thelma

    Perseverança é a chave. Adorei o seu blog e vou segui-lo.

    Abraços,
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Já estou interado da situação! Você continua a mesma, Guerreira! Ganhou um leitor para o blog! Daqueles chatos que acompanham mesmo, comentam e participam! Tudo em pról das nossas paixões! Força Thelma! E ao invés de pensar só no 100m livre (que pouco tema ver com nosso tri-esforços), força para tirar minutos dos 1500m nadando, pode acreditar que dá (com mais ênfase ainda qwue seu amigo "nadador animal"!). Que 2010 seja repleto de novas conquistas e prepare, verdadeiramente, um 2011 mais brilhante ainda (pois um ano de foco num único esporte é mais valioso do que podemos imaginar)! Você merece!
    Beijos, Marcos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!