segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Respeitando as maratonas

Depois que fiz um Ironman, meu conceito sobre completar uma maratona mudou. Antes, eu olhava pro percurso de uma maratona no mapa, olhava o tempo que o pessoal, em geral, fazia e tudo me parecia tão difícil, sofrido, imagina, correr por mais de 3 horas sem parar! Fazer uma maratona pra mim era um projeto de vida, tipo, antes de morrer quero ter completado uma maratona...

Mas aí comecei a treinar na MPR para uma meia-maratona (a do Rio) e completei em 1h59. Isso foi, se eu não me engano, em 2003. No dia seguinte eu não conseguia nem andar direito, fiquei quebradaça. Naquela época, se alguém me dissesse: "e agora, qual o próximo desafio, uma maratona ?" eu iria responder : "nem em sonho!!!". O tempo foi passando, eu comecei a treinar triathlon, fiz alguns shorts, olímpicos,cinco 1/2 Ironman, 1 Ironman, várias meias-maratonas, 1 maratona, ufa! Bem, as longas distâncias começaram a entrar na minha cabeça, eu me acostumei com elas. Completar uma maratona em 2010 não me pareceu um desafio assim tão grande.

Estava pesquisando sobre maratonas e peguei um livro que comprei outro dia chamado +Corrida, do Rodolfo Lucena. Num dos artigos ele fala sobre a dificuldade que é completar uma maratona, não só fisicamente, mas psicologicamente, é muito quilômetro. Ele disse uma coisa que gostei bastante, disse que, na verdade, a gente só precisa se preparar para completar bem 27 km. Os 5 primeiros km são só aquecimento, não contam. Os 5 últimos kms a gente está na vibe da galera que está assistindo e praticamente é empurrado para a linha de chegada e lá no meio da maratona existem uns 5 km em que a gente sofre muito e é melhor esquecê-los.

Nesse livro tem também uma entrevista interessante com um senhor de 77 anos na época ( a entrevista foi feita em 2006) chamado Norm Frank. Ele mora em Rochester, EUA, no estado de NY.Todo dia ele caminha. Mas nos finais de semana ele corre uma maratona. O velhinho é fogo. Ele corre de 30 a 40 maratonas por ano. Ele me abriu os olhos quando disse : "...considero cada nova prova um desafio. Você precisa respeitar a distância cada vez que você corre uma maratona". E isso vindo de um senhor que já completou mais de 500 maratonas. É bom seguir seu conselho, ele tem toda razão.

Eu realmente estou mais acostumada com as longas distâncias depois desses anos de treinos e provas mas não posso deixar que isso vire um excesso de confiança. Uma maratona é um desafio grande, não posso encará-la como uma corrida de 10k que resolvi fazer no último domingo do mês.

Estou inclinada a fazer uma maratona nos EUA, me deram boas dicas sobre as melhores que rolam na Terra do Tio Sam :
1 - NewYork
2 - Chicago
3 - Boston
4 - Big Sur (San Francisco)
5 - Marine Corps (Washington)

Já elimino Boston porque precisa qualificar e já encerraram as inscrições. Big Sur é agora em abril e não dá tempo. Washington é em outrubro mas não me atrai muito. Então ficamos com New York (7 Nov.) e Chicago (10 out.). Vamos ver...

Um comentário:

  1. Agora sim fiquei mais tranquilo. Como se 27km não fossem nada hehe. Boa sorte com os treinos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!