quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nutrição : a quarta disciplina – Parte 1

Todo triatleta deve treinar transição, tanto a T1 quanto a T2. (T1=natação/bike, T2=bike/corrida) . E transição aqui entenda-se apenas o momento da troca entre as modalidades. Alguns consideram isso a quarta disciplina do triathlon, mas uma vez que você mentaliza o que deve ser feito, não tem muito segredo, é só treinar de vez em quando. O ganho disso pode ser até alguns minutos a menos no seu tempo final de prova.

Muito mais importante que ter uma transição supersônica é ter uma boa nutrição. Porque comendo bem - e bem aqui significa comer saudavelmente, com nutrientes balanceados e dieta adaptada para as suas necessidades – nós mantemos o sistema imune elevado, melhoramos a recuperação dos treinos e provas, equilibramos nossa massa magra e gorda, aumentamos a performance, nos sentimos mais dispostos, etc. Resumindo, comendo bem nós melhoramos nossa qualidade de vida. Portanto a quarta disciplina no triathlon, levando-se em conta sua importância, não só na sua performance, mas também (e talvez principalmente) na sua saúde, não é a transição mas a nutrição.

E é complicado pro atleta amador, trabalhador honesto desse nosso Brasil, conseguir seguir uma dieta legal, emagrecendo aos poucos sem prejudicar os treinamentos. Se corta muito carbo, fica sem energia nos treinos. Se corta proteína, falta pra musculatura crescer ou se manter. Até a gente achar um equilíbrio aí vai tempo, muita disciplina e força de vontade.

Quando fui ao nutricionista pela primeira vez e coloquei tudo em prática o que ele me orientou, tive um salto de performance impressionante. No primeiro exame de sangue que fiz depois disso, meus valores de triglicérides e colesterol despencaram. E eu nunca comi muita porcaria...até que comia razoavelmente bem.

A dieta antes, durante e depois dos treinos é essencial para a recuperação, além do descanso e do sono, é claro. Quando se treina 2 ou mais modalidades esportivas num dia isso se torna crítico para render nos treinos da semana toda.

Essa é só uma introdução, nos próximos posts vou mais a fundo no assunto.

Um comentário:

  1. Estou sempre de olho no Blog, e esse tema é realmente muito interessante.
    Muitos triatletas amadores não dão o valor real para a alimentação.

    Parabéns e assim que puder continua a matéria.

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!