quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nutrição : a quarta disciplina - Final


Existem muitas dietas malucas por aí, mas existe uma coisa muito eficiente chamada bom senso e uma outra coisa bem realista que não adianta fugir nem se esconder : a matemática. O bom senso nos diz : todo mundo sabe que precisamos comer muitas frutas e vegetais, proteínas magras nas principais refeições, evitar gorduras saturadas e hidrogenadas, comer moderadamente gorduras boas, etc. E a matemática se traduz em : para emagrecer precisamos ingerir menos calorias do que gastamos e para engordar precisamos ingerir mais calorias do que gastamos.

Outro detalhe importante que sempre precisamos lembrar : para o triatleta, o peso na balança não significa quase nada (a não ser que se queira correr mais rápido, aí o peso do corpo influencia muito). Liberte-se da balança! Pesar-se todos os dias só vai te dar uma informação concreta : sua variação de hidratação. Para nós, reles mortais amadores, a única medida que importa é a composição corporal. Eu costumo controlar minha composição corporal pelas roupas que uso diariamente, a calça que sempre foi justa na cintura ou nas pernas ficou folgada ? Sinal de que emagreci. Acho que essa “balança” é mais confiável.

Temos que aprender a comer direito e para a vida toda. Então as mudanças alimentares devem ser graduais. Vamos mudando nossos hábitos aos poucos para que eles entrem na nossa rotina, sem stress.

Mas nunca mais eu vou poder comer aquele bolo de cenoura com cobertura de chocolate maravilhoso ? Ou comer uma pizza mezza muzzarela mezza calabreza com cerveja, com os amigos ? Claro que vai, aliás deve. Lembro que o Nuno Cobra (treinador guru do Ayrton Senna) uma vez falou que nós seguimos regras para podermos quebrá-las de vez em quando. Então dar aquela enfiada de pé na jaca de vez em quando é necessária para seguir feliz e na linha.

Eu como de 5 a 6 vezes por dia. Três refeições principais, 2 lanches e 1 ceia. Quem montou minha dieta, baseada nas calorias que eu queimo, foi uma nutricionista. Eu recomendo que se procure um(a) nutricionista, é legal, faz diferença, é necessário. No triathlon a dieta é essencial, é a quarta disciplina.

Uma vez, uma amiga triatleta estava reclamando da competitividade das provas, que ela queria fazer uma prova sussa, sem stress. Eu disse a ela que ela estava no esporte errado, que ela deveria jogar críquete, lá, com certeza, ela não teria nenhum sufoco. A mesma coisa digo com relação à alimentação : quer comer qualquer coisa ? Vai jogar críquete!

3 comentários:

  1. Excelente essa série de posts sobre Nutrição, com a particularidade de ter a tua experiência pessoal que é o que falta em todas as revistas da especialidade.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Thelma as matérias tiveram muita qualidade. obrigado e abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!