quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Um pouco de ciclismo



Minha paixão no esporte é o triathlon. Minha segunda paixão é o ciclismo. Acho lindo demais. Uma vez comecei a explicar as regras e as estratégias das equipes do Tour de France para uma pessoa leiga no assunto e essa pessoa me disse que meus olhos até brivalham ao falar, era notória a emoção.

Aqui no Brasil é bem pouco respeitado. Vide o tratamento que dão aos ciclistas nas ruas e nas estradas. E bem pouco divulgado. Às vezes eu gostaria que o futebol desaparecesse dessa nação. É uma praga. Os meios de comunicação só dão espaço para o futebol. Os patrocinadores só apostam no futebol. Ahhh tem o vôlei. Então tá, pátria do futebol e do vôlei. Um país com tanto potencial humano, tanta mistura de raças, dava pro Brasil ser uma potência no esporte que quisesse. E me lembrei agora do basquete. O Brasil ERA uma potência no basquete também. Como foi que deixaram o nosso basquete ir pro buraco ? Nossa, dá vontade de chorar. Outro parêntesis que me veio à mente agora : e a vela ? Com uma costa desse tamanho(e tão variada) era pro Brasil ser referência no mundo da vela não ? Mas eu li outro dia que vai começar esse final de semana o campeonato mundial da classe Star na baia de Guanabara no Rio. O mesmo palco em que serão disputadas as regatas nas Olimpíadas do Rio. Não sei se vocês sabem, mas a classe Star reúne os melhores velejadores do mundo, pra competir nessa classe o atleta tem que ter uma técnica muito refinada. Pois então, li que os velejadores brasileiros estavam com vergonha de tanto lixo que tem na baía de Guanabara, os barcos não conseguem deslizar. E a qualidade da água ? Periga os atletas pegarem micose. É sério! Por que não fazem num lugar mais decente, tipo Ilha Bela ou Búzios ? Descaso, politicagem.

Bom, apesar de todo o descaso, apesar de toda a falta de interesse, atenção, respeito, etc, etc. o nosso ciclismo está fazendo bonito. A equipe de São José dos Campos , Scott/Marcondes César, conseguiu ser escolhida pela UCI (União Ciclística Internacional) para integrar a categoria Profissional Continental.

O que isso quer dizer ? Entre outras coisas, quer dizer que essa equipe pode receber convites para participar de eventos de elite como Giro d´Italia, Tour de France, Vuelta a España. Para se ter uma idéia do feito, nas américas, apenas mais duas equipes possuem essa credencial : a BMC Racing, dos EUA e a Androni Gicattoli, da Venezuela.

E tem mais, o Luciano Pagliarini está de volta ao Brasil depois de 11 anos de europa, integrando a equipe de S. José do Campos. Vai ser uma peça chave, sua experiência vai ajudar muito a equipe na sua nova fase.

MAS, PORÉM, CONTUDO, NO ENTANTO, há que se levar a coisa a sério MESMO. Porque a UCI não é a Confederação Brasileira de Ciclismo...eles pegam pesado, eles cobram, eles não perdoam. Pisou na bola : rua. E rua forever! Eu acho que deve ser assim mesmo sabem por que ? Bom, no quesito dopping, por exemplo, eu estou cansada de colocar o nariz de palhaça. E aposto que todo mundo também, patrocinadores, mídia, etc. Eu rezo a Deus pra que eles joguem limpo.

Noooossa, já imaginaram assistir um Tour de France com uma equipe brasuca participando ? Ia ser demais! Parabéns Scott/Marcondes César, equipe do Vale do Paraíba!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!