quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Correndo sem tênis (Final)

Procurando opiniões de usuários de uma espécie de sapatilha chamada Five Fingers, da marca Vibram, acabei encontrando vídeos no Youtube de um tal de Christopher McDougal que me deixou impressionada. Mas falando um pouco ainda sobre a Five Fingers, essas sapatilhas foram boladas para atender a um público dos esportes náuticos, elas têm os dedos separados, como as meias Injinji (aliás, não por acaso você encontra um link para o site da Injinji dentro do site da Vibram) e uma fina camada de borracha antiderrapante na sola (a Vibram era uma empresa especializada em fabricar sola de sapato). Mas os corredores logo descobriram e se apropriaram de um dos modelos, a KSO (Keep Stuff Out). A primeira vez que vi uma pessoa usando uma sapatilha dessas na cor preta, achei muito estranho, parecia um pé de gorila.


Christopher McDougal: descobri que ele corria descalço ou com uma espécie de sandália primitiva de uns índios mexicanos ultracorredores chamados Tarahumaras, ou com a Vibram Five Fingers. Peguei o nome dele e fiz uma pesquisa específica no Google, descobri que ele tinha lançado um livro chamado “Born to Run”, que era um Best Seller e estava gerando a maior discussão no meio esportivo lá nos EUA. Fiquei intrigada pelo sujeito e assisti algumas palestras e entrevistas suas no Youtube. Jornalista, ex-correspondente de guerra, corredor alto e pesado, ficou inconformado com um conselho que seu médico lhe deu depois de várias lesões nas pernas e pés : “desista de correr, você não foi feito pra isso”. Na sua busca para responder a pergunta: “Por que meus pés doem?” ele acabou vivenciando e pesquisando muitas coisas e escreveu esse livro.

Eu precisava lê-lo! Mas só tinha em inglês, ia ter de encomendar na Amazon, esperar a entrega, etc. Aí fiquei no compro, não compro por quase um mês e eis que minha amiga Claudia me manda um sms num final-de-semana dizendo que estava lendo um livro espetacular, que eu iria adorar, se chamava “Nascido Para Correr”. Fiquei louca, já tinha saído em português! Na segunda-feira mesmo fui na livraria e comprei. Sensacional. Recomendo sua leitura veementemente pra quem gosta de correr e, pra quem não gosta tanto, é uma aventura muito interessante também. Nesse livro, alguns personagens são bem exóticos, como Barefoot Ted que, claro, corre descalço. Seu blog aqui.


Existem algumas técnicas para melhorar a biomecânica da corrida que estão na “crista da onda”, uma febre entre os corredores americanos, são elas: Chi Running e Pose.

Chi Running: filosofia e técnica de corrida. Baseada nos mesmos princípios e orientação da Yoga, Pilates e Tai Chi, trabalha com os músculos do core, integrando mente e corpo, focada na performance como um todo, com ganho de bem estar. “ Condicionar a mente pode ser tão importante quando condicionar o corpo. Chi Running pode ser uma prática meditativa que foca a mente, eleva o espírito e abre o fluxo de chi na sua vida” (http://www.chirunning.com/).

Bem, pra mim, correr sozinha e sem ipod por mais de 1 hora já me faz cair numa pratica meditativa intensa. Outro dia ouvi alguém dizer que se você começar a correr com um problema em mente e depois de 2 horas de corrida você ainda não tiver resolvido é porque ele simplesmente não tem solução.

Pose: método de ensino de técnicas específicas para cada esporte desenvolvido nos anos 70 por um cientista russo, professor universitário e técnico de time universitário de atletismo chamado Nicholas Romanov. Ele chamou de Método Pose. Esse método promete diminuir a ocorrência de lesões, melhorar a performance, desenvolver o potencial e obter melhores resultados nas provas. É baseado em poses biomecanicamente ideais para economizar energia do atleta. Cada esporte tem suas poses e transições entre as poses.

Técnica Pose para corrida
Promete reduzir o impacto nos joelhos pela metade, cientificamente comprovado pela Universidade da Cidade do Cabo (Cape Town University), no estudo entitulado “Reduced Eccentric Loading of the Knee with the Pose Running Method” foi publicado em fevereiro de 2004 na revista Medicine & Science in Sports & Exercise.
Mais info sobre o método Pose para corrida aqui.
Pelo o que eu li, é um método sério e eficiente, utilizado por triatletas e equipes olímpicas de alguns países.

Taí uma coisa que eu adoraria fazer: aula de corrida com treinador capacitado em pista de atletismo. Infelizmente, por enquanto, não tenho tempo nem $$tempo, mas observo quem corre bem, leio e tento sempre aprimorar minha técnica de corrida. Acho que esse é o segredo de não se lesionar, muito mais do que o tipo de tênis (ou não-tênis) que se usa. Embora eu ache muito legal correr descalça (ou com o Five Fingers, quem sabe um dia eu encontre $$tempo pra ele também...).

3 comentários:

  1. Achei o seu BLOG muito bom!
    Parabéns pelas conquistas e pela divulgação

    abraços e sucesso.
    Obs. aproveito para deixar registrado aqui o meu blog http://tri-na-alma.blogspot.com/

    Lucas Barros

    ResponderExcluir
  2. Eu tive uma lesão de menisco após muito anos (creio) correndo errado, sem orientação. Hoje estou em fase de recuperação da cirurgia e está difícil. Vou pesquisar o método POSE, mas praticar sozinho e ...de novo... sem orientação pode ser outro erro. Não creio que haja muitos treinadores no Brasil que coneçam a técnica. Vc sabe?
    Alessandro.pascotto@gm.com - SBCAMPO-SP

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber onde achar pois luto capoeira e achei muito bom para praticar os movimentos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!