sexta-feira, 30 de abril de 2010

Uma "doce" surpresa

Existem pessoas que gostam de correr e, vez ou outra, enfrentam uma maratona. Existem pessoas que encaram, no máximo, estourando, duas maratonas no mesmo ano, essas já são consideradas excêntricas, o treinador já olha torto, o psicólogo já começa a desconfiar : "tá correndo do quê ?" e por aí vai. Agora, imagine um pessoal que acumula, por mês, na casa de 300km de corrida e 4mil km por ano ? Daí vai pro final de semana e no treino de sábado roda 42km pela cidade. Ou então : na sua planilha de treinos tem a maratona de SP no domingo e 25k na segunda ?

Ahhhh, claro! É um ultramaratonista, tipo Dean Karnazes, são poucos, mas nada de outro mundo, sempre tem um pessoal fazendo provas tipo revezamento na categoria solo ou a prova BR 135 (135 milhas ou 217km) lá na Serra da Mantiqueira, 100k de Cubatão, Ultramaratona Rio 24h, provas do exterior tipo Comrades (100k Africa do Sul), Two Oceans (50km), Badwater (217km), Mont Blanc (166km). Todas elas com suas peculiaridades de dificuldade (frio extremo, calor extremo, altitude, trilhas, humidade relativa do ar baixa, etc).

Agora imagine uma pessoa com esse perfil ultra e diabética ? Superação total. Guerreira total. Pois existe um grupo de diabéticos e ultramaratonistas aqui no Brasil que é ativo na divulgação da prática esportiva entre os diabéticos, no desenvolvimento de novas tecnologias para os diabéticos e na participação de estudos fisiológicos de centros de pesquisas universitários e de indústrias famacêuticas. Para citar alguns : Alexei Caio, Emerson Bisan, Kener Assis, Marcelo Bellon Ferreira.

Minha amiga Claudia, correndo na USP outro dia, conheceu o Alexei, através dele fomos apresentadas a esse mundo novo e agora repasso para os leitores desse despretensioso blog, faço o convite para que conheçam um pouco mais sobre a DM (diabete mellitus), sobre as ultramaratonas, os ultramaratonistas e, principalmente, sobre os ultramaratonistas com DM.

Mas por que o título desse post : Uma "doce" surpresa ? É como os portadores de DM se tratam, eles se chamam de "doces amigos". E são doces mesmo, tanto em sua seiva como em sua alma. Que surpresa boa!

Abaixo alguns links muito interessantes sobre esse assunto :

http://www.diabetesedesportes.com.br/

http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_duvida_mes.aspx?id=732

http://www.aacaio.com.br/

http://www.bellon.com.br/diariodebordo/

http://www.desafiolitoralmontanha.com.br/

E muito mais, é só "googlar" que o material é farto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!