sábado, 17 de abril de 2010

Treinar ou não treinar resfriado ?

Sempre depois de um esforço físico prolongado, a maioria dos terráqueos (sempre excluo o Dean Karnazes das generalizações por razões óbvias) fica com o sistema imune debilitado. Então é bom descansar, comer bem e se hidratar nos primeiros dias. Sem paranóias, mas também é bom evitar aglomerações, colocar a mão suja no nariz ou nos olhos, evitar irritar a mucosa da garganta com temperaturas extremas, etc. Bem, mesmo a gente sabendo dessas coisas, às vezes acaba caindo na armadilha e lá vem o resfriado no melhor dos casos, ou a gripe, no pior.
Eu fiz a meia-maratona no domingo, terça pedalei mais do que devia, não levei água suficiente pro treino, cheguei em casa sedenta, encontrei 1 litro de água de côco geladinha me esperando (bebi tudo de uma vez) e voilá! Fiquei com a garganta ruim e logo em seguida veio o resfriado. Tudo errado...

Mas também parei por aí. Sábado meus amigos foram pedalar na estrada, um dia super lindo e eu resolvi ficar mais algumas horas dormindo. Acordei tarde numa nhaca terrível, olhei para o céu azul, a vida lá fora e eu aqui dentro desse quarto, credo!!! Coloquei minha roupa de treino de corrida e fui para USP fazer um trote leve. Comecei a correr e me sentir sem fôlego, fazendo barulho para respirar e eu não costumo fazer isso, sou famosa por "sofrer calada" nas corridas, as pessoas acham que estou super-bem quando estou morreeeendo. Então resolvi pegar leve e parei. Mas foi bom pra tirar a nhaca, eu me senti mais disposta depois. Hoje já acordei bem melhor e amanhã acho que já estou nova.

Fui procurar na internet : afinal, quando estamos resfriados, devemos ou não treinar ?

A primeira coisa que devemos fazer é diferenciar um resfriado de uma gripe. Na gripe ficamos destruídos, dores pelo corpo e febre. Nesse caso NADA de treino, cama e sopinha! Até a febre ir embora e a gente se sentir disposto. No resfriado ficamos com aquela coriza clarinha e chata, espirro, tosse leve. Aí podemos treinar se estivermos nos sentindo bem, mas TUDO LEVE, então podemos fazer uma corridinha curta, soltar um pouco na piscina (soltar o corpo e não a meleca...credo hehehe). O que eu li é que se nós forçarmos a barra, se treinarmos muito ou forte, o resfriado vai demorar muito mais para ir embora. Por que? Muito simples : porque o nosso corpo já está no limite tentando resolver o resfriado, tudo está voltado para combater o maledeto (fora que se somos atletas, temos um treininho em recuperação na bagagem já) e ainda vamos dar mais um stress pro corpo compensar! Como a CPU de um computador, o nosso corpo vai dividir o processamento de várias tarefas e portanto todas as tarefas em paralelo ficarão mais lentas. Resumindo, se você já estava podre com o resfriado, ficará muito mais depois do treino e por muito mais tempo.

Eu ainda tenho outra pergunta : e treinar menstruada ? Faz bem ou mal ? Agora me veio outra pior, o armagedom : e treinar menstruada e resfriada ? Ninguém merece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, obrigada!