segunda-feira, 26 de abril de 2010

Questão de segundos

Ontem foi dia da maratona de Londres, o etíope que ganhou, Tsegaye Kebede, fechou em 2h05m19s. (Marílson ficou em sexto com 2h08m46s e não bateu seu record pessoal, mas só de estar entre os etíopes e quenianos de ponta já é uma vitória, top 10 em maratona desse nível é muita coisa).

Fui dar uma olhada no recorde mundial do Haile Gebreselassie (Gabe para os íntimos), e é de 2h03m59s. Ele quebrou por 1 seg a barreira das 2h04. Incrível como os segundos (apenas 1, no caso) têm um peso tão grande numa prova tão longa!

Só por curiosidade, fui calcular o pace (min por km) desses feras. Eu levei em consideração que a maratona seria de apenas 42km (descontando os 195m para facilitar as contas). Então o pace do ganhador da maratona de Londres foi de 2min59seg/km e do record mundial do Haile de 2min57seg/km. A diferença entre eles foi de apenas 2 seg por km percorrido! Parece pouco né ? Mas vai tentar bater esse record do Haile! Ele é o detentor do record mundial desde 2007 (ele bateu seu próprio record em 2008).

Então eu faço a pergunta : será que a capacidade física de uma pessoa que consegue correr por 42 km a 2min57s/km é muito diferente de um que corre a 2min59s/km ? Se a resposta for que realmente não há diferença (e eu tendo a acreditar nisso) por que faz 3 anos que o recorde está aí e ninguém (a não ser ele mesmo) bate ?

Sabemos que numa maratona há muita estratégia de corrida, split negativo, coelhos, fugas, pelotões, intimidações, etc. O maratonista não corre no mesmo ritmo do começo ao fim, isso é fato. Acelerar ou manter o ritmo, tudo no momento exato, essa é a chave. E só faz isso quem se conhece bem, quem conhece profundamente as reações do seu corpo e o que ele é capaz de fazer. Para isso há de haver muito treino, se colocar a prova muitas vezes, se estudar, avaliar os resultados e principalmente : muita humildade. Durante uma competição, apesar de ter uma estratégia combinada com seu técnico, o atleta tem de saber adaptar tudo de acordo com os imprevistos (que sempre aparecem), mudar o planejamento conforme o andar da carruagem sem se abalar. Isso é para poucos, não é qualquer um que sabe fazer isso, por isso tiro meu chapéu e faço reverência ao Haile, ele é um gênio. Eu acho que é aí que moram os 2 seg/km que o separam dos outros maratonistas.

Aliás, a historia de vida do Haile é bem interessante, tem uma reportagem legal que pode ser vista aqui.

Maratona de Berlim, 26/09, não percam essa data.

2 comentários:

  1. Certa vez estava na pista e tinha acabado de fazer 6 x 1000m. O mais forte pra 3'40" e o mais fraco 3'55", estava morto, acabado, esgotado....nao andava mais. Quando terminei o técnico disse: que tal fazer 42 "tirinhos" de 1000 abaixo de 3'. Eu ri e disse: Nossa, haha imagina só! Ele: Pois é, foi exatamente o que Haile fez! Nooooooossssaaa, sério!?!?! Achei incrível, inacreditável, e fui ver mais sobre ele. Muito legal e inteligente raciocínio, Thelma! E como o Xampa disse: esse é o cara!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!