quarta-feira, 14 de abril de 2010

Preparando a cabeça para maratona

Domingo foi dia de meia-maratona da Corpore, levei meus tênis para doação (pasmem, foram 6 pares) e eu fui para a prova sem planejamento nenhum, não pensei em ritmo nem em tempo final, GPS ficou em casa. Mas a organização colocou marcação a cada km e ainda por cima, em alguns pontos, além da quilometragem, um placar eletrônico com o tempo total e o ritmo de quem estivesse passando por ali. Não adiantou nada eu tentar me livrar da minha própria cobrança...a Corpore me sabotou. Claro que eu acabei olhando para a parafernalha high-tech e fui acompanhando meu ritmo.

Saí na elite C, novamente um luxo, mas desta vez tinha mais gente alinhada na largada, ficou apertado mas ainda valeu. É sempre melhor ser ultrapassada a ultrapassar numa corrida de rua. O zig-zag para ultrapassar é muito desgastante.

Foi a primeira vez que fiz essa prova e saí muito forte, fui a 4:26~4:30 até o km 15, são muitas subidas, curtas, mas numa prova longa, qualquer subidinha precisa ser muito bem planejada (se a gente vai subir rasgando ou se vai subir na boa, sem gastar muita energia). Eu subi rasgando em todas e paguei o preço mais tarde. Quebrei bonito. Quase me arrastei nos últimos kms. Fechei em 1h37. É um tempo bom para 21k, mas o que eu não gosto é de terminar me arrastando, não gostei. Acho que faltou eu me inteirar mais sobre o percurso, respeitar mais a prova. Mas ok, lição aprendida : prova de 21k não é prova de 10k. É óbvio ? Agora parece, mas eu entrei na prova com cabeça de 10k, mesmo que a gente erre no ritmo, logo a prova acaba e tudo bem, mas a partir do 21k a coisa começa a mudar de figura, é necessário um pouco mais de cérebro.

Domingo foi dia também da Paris-Roubaix (Fabian Cancellara venceu novamente, o homem veio com tudo esse ano, ninguém segura) e do Triathlon Long Distance de Caiobá, prova plana e rápida que um dia ainda farei. Ontem encontrei a Ariane (que ficou em segundo no geral feminino) na USP, girando leve no pedal. Guerreira, ela trabalha como aeromoça, sinceramente, não sei de onde ela tira toda a disposição para os treinos desse nível de competição. Torço para que o primeiro lugar chegue logo, ela bem que merece.

2 comentários:

  1. Imagina se a mina não quebrasse... o tempo que ela ia fazer!

    ResponderExcluir
  2. claudia, vou chegar de aviaozinho com a thelma na maratona do rio. mas, ela na maratona e eu na meia. sinixtru.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!