segunda-feira, 1 de março de 2010

Faltam 9 dias para a alforria

No dia 8/12 de 2009 fui diagnosticada com uma TVP (trombose venosa profunda) nas veias poplítea e fibular da perna esquerda. O trombo (coágulo sanguíneo) era pequeno e estava na panturrilha, na altura do joelho. Depois de 2 meses fazendo o tratamento com anticoagulantes, usando meias de compressão e fazendo exercícios leves, meu médico pediu um novo doppler venoso para ver como estavam as veinhas. E eis que....não tinha nenhum sinal mais de trombose recente ou antiga. Sumiu. O médico que fez o ultrassom ficou abismado, disse que foi a recuperação de TVP mais rápida que ele já presenciou. Se ele não tivesse visto o exame anterior, ele disse que não acreditaria que eu tive realmente uma trombose. Nem preciso dizer que saí da sala de exame com um sorriso colado no rosto e o coração aos saltos. Uau, pensei comigo, será que meu médico vascular vai me liberar logo...

O exame ficou pronto, o dia de ir na consulta médica com meu vascular chegou...aiaiai. Que frio na barriga. Entrei no consultório, meu médico pegou os exames, silêncio dos infernos...ele olhava o exame antigo, marcava alguns termos do laudo com a caneta marca texto, pegou o exame que eu acabara de fazer e mais marca texto...aí ele falou : “é, parece que sua trombose desapareceu completamente. Inacreditável. Vou diminuir então seu tratamento que era previsto para 6 meses, pela metade. Você vai ficar apenas 3 meses tomando o anticoagulante. Você começou lá pelo dia 10 de dezembro, então vamos tomar até 10 de março. Depois de 15 dias, vamos fazer uma pesquisa de trombofilia. Mas acho que você não tem." Trombofilia é uma disposição genética que o sangue tem para formar trombos, são vários os fatores, no meu pedido de exame tem uma pancada de nomes e itens a serem pesquisados. Bem, nem preciso dizer que saí de lá nas nuvens, agradeci ao meu médico umas 500 vezes, ele já estava até meio sem graça. Mas gente, FALTAM APENAS 9 DIAS PARA MINHA ALFORRIA! Isso significa que vou poder voltar a pedalar e treinar triathlon, minha grande paixão! Uhu!

Ontem foi dia de Triathlon Internacional de Santos. Fui lá para nadar com a mulherada e acabei nadando e correndo um pouco. Mas o mais legal foi que eu fiquei pilhadaça com o clima de competição. Minhas maiores adversárias e amigas (é isso mesmo, já faz tanto tempo que a gente compete e se encontra nas competições que acabamos ficando amigas mesmo) me deram a maior força. Todas elas, sem excessão, também já tiveram problemas de saúde e precisaram parar por uns tempos, elas retornaram mais fortes do que antes da parada. Isso me encheu de energia, de uma forma que hoje cedo, segundona chuvosa com essa friaca, acordei as 5 da madruga e fui pra academia nadar e muscular. Nossa, tô voltando! Já disse isso uma vez num post antigo, mas parafraseando uma propaganda antiga do Trash and Donalds : AMO MUITO TUDO ISSO.

6 comentários:

  1. É inacreditável como passou rápido esse período. Ainda lembro do baixo astral e espanto que todos ficaram e a preocupação que as pessoas mais próximas demonstraram com essa "trombada" como disse a Clau em um momento bisnaga total. Foi um momento de todos nós revermos nosso estilo de vida. E sabe o quê? Ter metabolismo super acelerado é muito bom, garanto que vai ter muita roda disponível até você começara a atropelar todos nós de novo.

    Fui...

    ResponderExcluir
  2. Dá para parafreasear mais duas, das que lembro! Just do it e Anima Sano in Corpore Sano! Vai pra cima Thelma! Bons treinos, MAA

    ResponderExcluir
  3. Excelente notícia, Thelma!

    Bom 'retorno'!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Thelma! Força aí!!!!! :D Eu sei bem como é isso... tive asma por esforço em 2008 e fiquei parada por 3 meses... fogo para quem necessita se movimentar... :D Amanhã é o grande dia, heim??? BOM RETORNO!
    Bjos!
    Dani

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!