quinta-feira, 4 de março de 2010

Treinando no rolo

Para os que não conhecem, rolo é um equipamento utilizado para tansformar sua própria bicicleta em uma bicicleta estacionária. Ele pode ter 3 rolos de aço (dois para roda de trás e um para roda da frente e assim a bike fica solta) ou 1 rolo só que é acoplado na roda traseira mantendo a bike presa. O treino no rolo é legal porque você pode usar sua própria magrela e pode fazer as mudanças de marchas deixando o exercício mais pesado ou mais leve. Eu tenho um rolo que prende na roda traseira (não tenho condições de pedalar solta em 3 rolos de aço, sou triatleta e não artista de circo). Mas o rolo é muito utilizado em países com inverno rigoroso, o atleta pedala durante a semana no rolo e nos finais de semana vai para a estrada no horário mais quente (quando dá, porque às vezes o horário mais quente ainda é muito frio ou está nevando).

Bem, aqui no brasil, a gente usa muito quando chove ou quando simplesmente não pode pedalar solto por aí, que é o meu caso. Por enquanto. Tenho data marcada para sentir o vento da natureza (não do ventilador) no meu rosto novamente.

Vou fazer o Troféu Brasil de triathlon na distância short no dia 28/03 e até lá preciso já ir treinando bastante rolo porque só terei 7 treinos com a bike no chão.

Monto minha bike no quartinho no fundo do meu quintal, coloco um vídeo no meu computador (de preferência algum Ironman do Hawai ou um vídeo do Tour de France). Coloco um ventilador voltado para o meu corpo (porque eu suo pra caramba...peguem um pessoa que vocês conheçam que sue muito. Eu suo 3 vezes mais). Ponho uma toalha em cima da bike e uma no chão. Caramanholas com água e CarbUp. Tudo pronto : faço até 1 hora de treino. Mais que isso é prejudicial ao joelho. Porque quando pedalamos na rua, temos o jogo da bike para as laterais de acordo com a pedalada, no rolo não, o joelho segura tudo. Esse é meu "bike workout simulator" :


Outra coisa legal de se pedalar no rolo é a constância da pedalada, sem curvas nem descidas que fazem a gente parar de pedalar na rua, no rolo o exercício é mais intenso. Por isso também não é necessário ficar várias horas pedalando nele.

Nunca gostei muito de fazer rolo, muito monótono, mas ultimamente tenho me divertido bastante. Acho que é a perspectiva de voltar a pedalar na rua já com algum treino nas pernas, sei lá. Mas é muito bom treinar em casa, sossegada, na hora que quero, sem perigos, sem precisar madrugar. Terminou o treino, tomo aquele banho, café-da-manhã e bora trabalhar. Que delícia. Fico o dia inteiro de sorriso no rosto. Tenho pensado seriamente em manter 1 treino de bike da semana no rolo, mesmo depois que puder voltar a pedalar na rua. Resta saber se vou preferir mais esta visão:

ou esta :

(tudo bem que a USP ou qualquer estrada de São Paulo é UM POUCO diferente da imagem acima, mas é só para um efeito comparativo. By the way, esse lugar se chama Toscana, fica na Itália. Deve ser muito triste pedalar aí)

6 comentários:

  1. Gostei do comentário "sou triatleta, não artista de circo". kkkkkk. Já to te sguindo, Thelma! Adorei o blog! Vou acompanhar sempre! O endereço do meu é www.miscelaniumfashion.blogspot.com.

    Bjos!

    Dani

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  2. Thelma,
    Muito legal seu blog, comprei um rolo e vou começar a fazer alguns treinos devido a falta de tempo para pedalar na estrada. Você teria alguns treinos que você faz no rolo para me passar?
    fabricio_rodrigues@hotmail.com
    Grato.

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  3. Poxa, Thelma, que legal!!!! Vc colocou meu selinho no seu blog! Obrigada!!!! Quando vc quiser ajudinha para dar um up no visú, me avisa que eu te ajudo! :D e bora treinar!!!! Sensacional o posto sobre a força mental que vc fez, viu? Acredito muito nisso!

    Bjos!
    Dani

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  4. Oi belo post!!! Eu treino bike usando o rolo a 3 anos e como o meu é meio antigo o filho da mãe gasta meu pneu traseiro...kkk Bons treinos

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  5. Sr. Thelma, boa tarde. Desculpe a minha ignorância, na sua experiência de athleta, realmente o "rolo" com um rolo é melhor que o de 3 rolos?
    Aquele abraço...

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    1. Olá!

      O rolo com 3 rolos vai te oferecer um treino muito mais próximo à realidade de pedalar no chão, vai te exigir equilíbrio (porque você ficará pedalando solto, apenas com a bicicleta apoiada nos rolos) e, principalmente, mais espaço e mais grana. Já o rolo único, é mais em conta, fixa a bike (ou seja, você não precisará de habilidades circenses), é mais silencioso e depois que usar é só guardar em qualquer cantinho. Problemas do rolo com 1 rolo só: 1 - a bicicleta não tem aquela jogada para as laterais na pedalada (porque ela está fixa) então cuidado com os joelhos, convém não abusar do tempo de treino neste rolo. 2- o pneu que fica pressionado no rolo queima uma borracha que é uma beleza...

      Espero ter ajudado um pouco! Bons treinos!

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