segunda-feira, 22 de março de 2010

Abertura do circuito Corpore

Ontem foi a corrida de abertura do circuito Corpore, 10.5km e 5km. Essa medida 10.5km foi o resultado de uma obra que está sendo feita lá dentro da Cidade Universitária e da nova reitoria da USP que limitou o percurso a apenas algumas ruas. Então a prova, que era tradicionalmente de 12km, caiu para 10.5km. Foi o máximo que conseguiram, e olha que boa parte da corrida se dá fora dos portões da USP, na av. Politécnica, a gente faz vários retornos. O legal dos retornos é que dá pra ver os primeiros colocados passando, eles e elas voam! É muito bonito ver quem corre com técnica, parece que eles nem estão fazendo força.
A prova começaria as 8h, cheguei as 7h na barraca do Marcos Paulo (MPR, assessoria que me orienta nos treinos) e comentei com um dos treinadores que na minha planilha eu tinha 20k para serem completados, que minha idéia era fazer o percurso duas vezes. Ele acabou me convencendo a fazer 5k de aquecimento (já que eu tinha chegado cedo, dava tempo), fazer força na prova e depois soltar mais 5k. Assim fiz, foi melhor mesmo, que hoje não estou nem um pouco dolorida. É sempre bom soltar depois de uma prova ou treino forte, a gente elimina um monte de toxina e já vai relaxando a musculatura.

O tempo estava sinistro quando acordei ontem, correr com chuva é programa de índio na certa, mas fui indo, cheguei na prova e tudo bem. S. Pedro estava colaborando, por quanto tempo ? Bem, depois do aquecimento, fui procurar meu lugar na largada, ela estava toda dividida em ritmos, os corredores tinham pulseiras coloridas que indicavam o setor em que eles deveriam se posicionar. Eu não tinha pulseira nenhuma. Ferrou, pensei comigo, meu kit veio sem a bendita pulseira e eu não percebi, agora vou largar lá no fundão. Antes de entregar os pontos, fui falar com uma pessoa da organização, fui com uma voz de chorona, olha, tô sem pulseira....já esperando uma bela bronca e eis que surpresa! Eu realmente não tinha que ter pulseira mesmo, meu número era da elite C!!! Fui promovida!!! Toda "me achando", agora confiante e de sorriso no rosto, me dirigi ao local de largada da elite. É muito luxo. Sem empurra-empurra, espaço grande para aquecer e se posicionar. Mas a visão que se tem dos primeiros não-elite é assustadora, eu fiquei bem na lateral para não ser atropelada e eles vieram com tudo mesmo. O legal foi correr a prova toda com um pessoal com um ritmo forte e quase sem ultrapassar ninguém, a gente consegue manter uma reta. Apesar da "manada" que saiu desembestada na nossa cola, a experiência foi legal, eu diria que eu gostei do luxo.

Tive dois acompanhantes de ritmo durante a prova, um até o km 6 e outro nos últimos 2k. O primeiro me acompanhou acelerando e desacelerando, uma hora ele me passava e outra ele ficava pra trás. Até que numa ultrapassagem eu falei : "Vamos! Mantenha o ritmo constante" e ele resmungou : "não dá, tô resfriado". Sei. O segundo estava acomodado quando eu passei por ele, ele veio junto, eu acelerei e ele veio junto. Aí comecei a cansar...as pernas pesaaaadas, senti um pouco o treino do dia anterior que não tinha sido fraco, 60k de bike + 5k de corrida, mas olhei no GPS e o ritmo estava forte e constante, 4min/km, aí meu parceiro foi pras cabeças e eu fui... pras cucuias, sem condições de acompanhar o homem, ele foi embora, caramba! De onde ele tirou todo aquele gás ? No mímino fez a prova toda na moleza né...mas na chegada ele veio me cumprimentar e elogiar, um gentleman.

Inclusive, uma notinha rápida : eu cruzei a linha de chegada, já com um copo d'água me hidratando, chip mamão, um rapaz se aproxima com os óculos embaçados e molhados da chuva e me fala : "Olha, eu apostei com a minha esposa que eu ganhava de você, era fácil te ver com esse shorts pink, mas eu não só perdi a aposta como perdi FEIO". Eu cuspi a água que estava na minha boca pra rir, que figura!

Sim, choveu. Sim, meu tênis ficou encharcado. Sim, eu fiquei com frio. Não, não foi um programa de índio! Me diverti muito, fiz um esporte que amo, dei muita risada, revi amigos e conheci gente alto-astral. Imagina se, ao acordar e ver o dia cinzento e carrancudo eu tivesse ficado com preguiça e ficado na cama ? Não teria vivido nada disso...

4 comentários:

  1. Muito bom seu post... Percebe-se, a paixão pelo esporte corre na sua veia... Legal, sempre que leio aqui, minha vontade de treinar vai a 1.000... Massa!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Área VIP, Thelmaaaaaaaaa!!!! :D vc merece! :D Show!!!!!
    Bjos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens !!!
    Agora, conta aí! Vc esta de patins, não? :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela prova e também pelo Troféu Brasil ontem. Foi bom ver você fazer forte o PRIMEIRO tri do ano. Tava a um tempo sem entrar no teu blog porque vc não tava atualizando (ibernando possivelmente)mas agora tem dois de uma vez!

    fui...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!