quinta-feira, 18 de março de 2010

Corrida de rua


Para mim foi onde toda a brincadeira esportiva começou : nas corridas de rua. A primeira foi a corrida de revezamento do Pão de Açúcar, na época era na USP ainda. Maior confusão, um mundo de gente se espremendo na Cidade Universitária. Foram 5k. Mas sofri hein ? Caramba...peito queimando, suando em bicas, pra variar, mas fechei os 5k sei lá pra quanto, não lembro mais (ainda bem). Fui com um pessoal da academia que eu frequentava na época, treinei na esteira e em volta do campo de futebol do meu clube (não digo qual clube porque eu torço pro time arqui-rival). Fui do corre-anda-corre para o tchuc-tchuc em pouco tempo. Eu adorei tudo na corrida. Principalmente a energia dos corredores, aquela organização toda pra fazer as trocas, quem faz qual trecho.

Fui picada pelo bichinho da corrida e entrei no circuito da Corpore, provas super bem organizadas, dava gosto. Meus primeiros 10k foram a prova que se chamava São Paulo Classic, saía próximo ao Ibirapuera e ia em direção ao aeroporto. Percurso pesadinho, algumas subidas fortes. Eu participava de quase 2 provas por mês mas não tinha orientação para os treinos, então eu não melhorava, só conseguia terminar. Mas com sorriso no rosto.

E as largadas ? As largadas das corridas de rua são demais, eu sempre me emociono, no meio do povão, olhando em volta e vendo aquele mar de gente, uma vibração de saúde e alegria indescritível. Mas tem os desesperados que chegam tarde e depois ficam se espremendo nas brechas entre os corredores para irem mais um pouco pra frente. Meu, acorda mais cedo! Mas tudo bem, já entendi que isso também faz parte do ritual da largada.

Depois do sufoco das primeiras passadas a gente encaixa o ritmo e vai curtindo, vendo o pessoal que está assistindo, os malucos de plantão (sempre tem um), com algum detalhe espalhafatoso ou singular (pra ser educada), inclusive, nesse quesito, a São Silvestre é imbatível. Até que alguém chega junto pra ir no mesmo ritmo que você. Isso é um barato, não teve, até hoje, nenhuma corrida de rua que eu participei que alguém não chegasse do lado pra correr junto e marcar o ritmo. A companhia também foi sempre alto-astral. Eu só não gosto de corredor que chega perto, meio que atrás, e fica respirando forte, fungando com muito barulho. Isso não dá, eu perco a concentração e fujo, aumento o ritmo pra escapar do chato. Às vezes o mala não se toca e aumenta o ritmo também, aí eu mudo de tática, diminuo o ritmo pra quase uma caminhada. Essa é infalível, o carrapato desiste.

Uma coisa que eu adoro também nas corridas de rua são os técnicos das assessorias menores, se vê que são ex-corredores. Eles ficam próximos a chegada, tipo uns 2 k antes de chegar, quando os corredores estão no último fio de fôlego e pernas, onde a cabeça vale muito mais que o físico. Eles ficam lá corrigindo erros de postura e chamando a galera nos brios e não é só dos atletas deles, eles chamam a atenção de todo mundo que eles acham que estão se esforçando, eles não aguentam, aposto que se pudessem, eles entravam na corrida e terminavam marcando o ritmo pra cada um. Uau, isso é muito show e só de lembrar me arrepia. Um beijo enorme pros técnicos-corredores que ficam nos últimos kms dando força pro pessoal, vocês são o máximo. E funciona, a gente tira energia não sei de onde e vai pro sprint final.

A chegada é delícia, ufa! Missão cumprida, objetivo completado. "Chip mamão" ou melhor, chip na mão...aliás, tirar o chip é a pior parte da corrida, é a manobra mais difícil, como dói tuuuuudo... Os novos e os velhos amigos se encontram e contam suas peripécias, a gente dá muita risada, alonga um pouco e a pergunta que não quer calar se materializa no ambiente : qual vai ser a próxima ?

Esse domingo, dia 21/03 tem a corrida de abertura do circuito Corpore na USP, eu estarei lá para fazer os 10.5 km....duas vezes! Estou treinando pra maratona...

4 comentários:

  1. Minha primeira prova de corrida tbm foi a Pão de Açucar. Quase morri.kkkkk.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Thelma, tudo bem?!?! Muito legal seu post!!! Me identifiquei de pronto. Também vim da corrida e curto muito esse clima das provas pedestre e me lembro exatamente da minha primeira, foi exatamente como descreveu.Inclusive vou correr essa mesma prova nesse domingo. Aquela loucura da largada, tirar o maldito chip que além de estar com tudo doendo a gente tem que desamarrar o cadarço que dá um trabalhão danado depois de 10km!!! hahaha Não vejo a hora!
    Uma excelente prova pra você nesse domingo!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Belo texto.
    Realmente, tirar o chip é uma coisa para Robcop.
    Não me esqueço da minha primeira corrida. Ritmo de 7 alto e choro, muito choro.
    Fui!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Thelma, que coincid~encia! Minha primeira prova também foi do PA, com o povo da academia. E a primeira de 10 (e segunda na vida) foi a Zumbi dos Palmares - ou São Paulo Classic. E eu deixei todo mundo que tinha me convidado a participar (e que, portanto era mais experiente que eu), comendo poeira! kkk Inesquecível! Adorei o post!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!