segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Finishers ou Survivors ?

Ao invés de camiseta "finisher", as pessoas que terminaram ilesas o Desafio 12 horas de ciclismo no rodoanel, que começou as 20h desse sábado e foi até as 8h do domingo, deveriam receber camiseta de "survivor".

Estive por lá no início da prova para dar uma força para os amigos e, assim que cheguei, vi que aquilo era um canteiro de obras, fiquei tentando imaginar como a prova iria se desenrolar num lugar daqueles, cheio de lama, maquinário e asfalto fofo. Eu estava com uma Palio Adventure e farol de milha e tinha que chegar bem perto dos cones para enxergar o caminho que o carro poderia fazer. E os atletas com o farolzinho da bike ? Não gostei nada daquilo.

Entrei em contato com os atletas que completaram a primeira volta, me assustei, o pessoal estava nervoso com o percurso mal sinalizado, a ambulância saiu para resgatar um ciclista que sofrera um acidente grave. As luzes que existiam no percurso ofuscavam a visão ao invés de iluminar o caminho. Poucos staffs. Pelos relatos de todos, percebi a falta de segurança e a desorganização, fiquei apreensiva.

Minha amiga Claudia fez a prova e conta como foi em seu blog.

Saí por volta das 11 da noite e, mais tarde, o Matteo, ciclista da equipe "Bora", me mandou a notícia de que pessoas do entorno estavam jogando pedras e tijolos nos atletas. Chamaram a polícia. Surtei. Enviei sms pra galera que estava lá e até o final da tarde não havia recebido resposta de ninguém (o lugar era meio que um triângulo das Bermudas). O que eu mais temia aconteceu : no domingo à noite me ligam para contar que um dos nossos amigos, Pedro Altenfelder, havia sofrido um acidente, quebrou alguns ossos da face e tinha sido operado mas passava bem. Um atleta da assessoria Planet havia quebrado a clavícula. Mais gente se machucou.

Sem cabimento essa prova. Eu considero um crime, desrespeito, arrogância do organizador. Aposto que ele, nesse momento, está colocando a culpa nos atletas. As pessoas vão lá para passar um momento descontraído com os amigos, praticando esporte, papo alto-astral, etc e acabam passando por isso. Estou revoltada, espero que os culpados por essa palhaçada sejam punidos, cadê a Federação Paulista de Ciclismo ? Quem é que fiscaliza um negócio desses ? Eles merecem, no mínino, um processo citando o Código de Defesa do Consumidor.

Um comentário:

  1. Pois é Thelma, espero que teu amigo esteja melhor. Coloquei alguns comentários sobre a prova no meu blog ontem e hoje novamente conforme comentei antes. Lá tem as minhas sugestões sobre o que fazer.
    fui...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!