quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Endorfina aí vou eu!

Parei de treinar totalmente por 1 mês e meio aproximadamente, desses 45 dias, uns 20 passei deitada com as pernas pra cima. Agora estou voltando a correr, nadar e fazer musculação aos poucos. Mas pega esse retorno hein ? A piscina, nos primeiros dias, parecia uma piscina de lama, as mãos pareciam que tinham virado 2 moedas...não conseguia deslizar nem puxar água. Sofrido. Na musculação até que está sendo sussa, como não posso fazer treino de força, estou sendo feliz nos treinos de resistência, ou seja, carga moderada com 12 a 15 repetições. Dá até pra fazer social e colocar o papo em dia. Eu sou uma das poucas triatletas que curtem fazer musculação. Nem estou citando o ciclismo aqui porque ele está de molho...sábado agora fui até a USP bem cedinho e pedalei por 1h com uma amiga só pra matar saudade, então não conta.

Agora a corrida...essa é de lascar, se parar de correr por uma semana já sente a diferença, imagina parar por 1 mês e meio ? Tenho feito 2 treininhos leves na esteira, 1 longo na USP e 1 treino de pista na semana. Esse treino de pista só inclui tiros mais longos, nada abaixo de 1k. Quarta-feira passada quase morri pra fechar dois tiros de 2k, o primeiro para 8:30 e o segundo para 8:25. Sábado na USP o longo foi arrastado e eu suava em bicas (tudo bem que eu tinha pedalado por 1h antes e isso pesa).

Hoje o treino eram 2 tiros de 3k. O primeiro fechei em 13:33 e o segundo em 12:48. Só consegui fechar o segundo mais forte porque tive uma companhia muito legal que me puxou (e não disparou, apesar de ser mais forte que eu) até o final. Grande Edu, valeu pelo alto astral e pela companhia. Esses tempos parecem razoáveis pra quem está voltando, mas eu costumava a fazer os 3k abaixo de 12min na boa. É muito estranho quando a cabeça ainda está em ritmo forte mas o corpo não corresponde. A gente quebra bonito no meio do treino. Mas tudo bem, quebrar no treino também faz parte do aprendizado dos limites do nosso corpo.

O retorno é duro, mas vale muito a pena. A gente sofre, principalmente na corrida, o peito queima, as pernas pesam, o coração vem na boca. Mas é só aguentar por umas 3 semanas que tudo volta ao normal e o prazer de correr volta com força total, a endorfina invade a corrente sanguinea e a gente fica a semana inteira com sorriso no rosto.

Então vamos em frente e nada de corpo mole, isso vale também pra quem está começando na corrida (ou em qualquer esporte aeróbico), no começo é difícil sim, mas persista nos primeiros meses (ou semanas pra quem já era treinado), depois é maravilhoso. Acredite. Eu não vejo a hora de chegar lá novamente.

2 comentários:

  1. Olá, Thelma,

    Confesso que já tinha sentido estampadada a sinceridade do 'Torço por você', mas ao ler esse seu último post, fiquei emocionado.

    Achei seu blog por acaso. Ele é muito rico em informação técnica transmitidas em leituras fáceis e gostosas ao paladar. Além, é claro, da emoção e experiência de quem ama o esporte, o que, da gosto dizer, também podemos notar em outros blogs.

    Quero que se lembre disso quando, por ventura, os compromissos outros da vida insistir em insinuar ser "perda de tempo" caprichar num post, num dia cheio de responsas.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Thelma, dá pra para de humilhar!? 12:48? Fala sério?! Quantas mulheres - atletas amadoras -chegam nessa marca, hein? Pára, ô!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!