segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Reformatando o HD (cont.)



E a vida me mandou (mais) uma tela azul. Uma trombose na veia poplitea da perna esquerda. Mas por que cargas d'água meu corpo produziu esse trombo ? Tenho 35 anos, não fumo, não sou sedentária, não tenho histórico familiar, tomava pílula até semana passada...esse é um fator, mas não age sozinho. Que eu saiba, não faço parte de nenhum grupo de risco. Talvez tenha sido somente um acidente mesmo.

Então eu fui internada. Fiquei num leito no PS, me deram uma injeção de anti-coagulante, de madrugada fui pro quarto. Minha mãe me acompanhou desde a consulta com o clínico, coitadinha da velhinha, mandei ela embora pra casa e fiquei sozinha. É muito cansativo. Passei a noite relativamente bem. E aí começou minha rotina. Injeção de anticoagulante Clexan 2 vezes ao dia. No braço, porque na barriga eu tô fora. Credo. Mas dói hein ? Arrepia tudo a bichinha. E eu sou muito resistente a dor, tá louco. E pernas pra cima, levanto o mínimo possível.

Depois que meu irmão me trouxe um modem 3G e o meu netbook tudo melhorou. Agora posso pelo menos bloggar e ler o jornal de manhã...e claro, procurar estudos e explicações sobre a TVP (trombose venosa profunda) em atletas de endurance jovens.

E sabe que encontrei coisas interessantes ? Inclusive um artigo de um terapeuta americano que chegou à conclusão que a época do Natal é a mais propensa a ter casos de trombose em atletas jovens. Coincidência ? O artigo dele é bem interessante e pode ser lido aqui.

Passado o susto e fora de perigo, a recuperação será lenta : 6 meses de anticoagulante via oral. Nos primeiro meses exercícios leves e nada de quedas ou tombos. E depois exercícios meio-leves e nada de quedas ou tombos. Ou seja, não poderei mais pedalar ao ar livre até o próximo semestre. Adeus Ironman 2010, adeus Troféu Brasil 2010, adeus qualquer prova até junho de 2010. Por isso o título do blog, reformatando o HD. Quem é a Thelma tripateta sem o triathlon ? Preciso repensar minha vida atlética, reformatar tudo, preciso de novos desafios, novos objetivos, quem sabe até um novo esporte?

Mas uma coisa é certa, alguns erros foram cometidos da minha parte. Primeiro deles : eu estava mentalmente cansada nesse final de semestre e já estava capengando nos treinos. Eu deveria ter simplesmente abortado tudo e tirado imediatamente as minhas férias do triathlon. Segundo : muito trabalho sentada sem levantar da cadeira, deveria ter esticado as pernas de hora em hora, afinal, o meu corpo é mais ativo, o metabolismo dele é alto, ele não pode ficar parado o dia todo na mesma posição. Terceiro : sabendo que tenho problemas com pílulas anticoncepcionais, deveria ter resolvido já por outro método contraceptivo e eu estou adiando isso ha muito tempo.

Bem, o importante nesses acontecimentos traumáticos da vida é não perder a lição. Eu tenho pensado muito nisso.

3 comentários:

  1. Thelma,

    Fiquei sabendo somente pelo seu blog, ninguem comentou....anyway! melhoras e como vc disse, voltar aos poucos, provas de triathlon sempre irão ter, sua saude não!! então foca em se recuperar.

    Pelo menos este semestre não vou tomar dedada.....hahahaha

    bjs e melhoras

    ResponderExcluir
  2. Melhoras, o negócio é ter saude.
    Pelo jeito, o negócio é nadar, nadar e nadar, não?

    ResponderExcluir
  3. ay, caramba!

    eu fiquei surpreso quando eu tive isso, mas fiquei ainda mais surpreso quando você teve. foi mais ou menos na mesma situação. não lembro muito bem quando eu tive o meu, mas chutaria março.

    como estão as válvulas das pernas?

    tem uma relação de trombos com poluição. acho que essa é a melhor explicação que encontrei até agora para o meu caso.

    bom, depois a gente troca umas figurinhas. até lá, saúde!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!