quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Falta de descanso

Todo atleta amador tem uma tendência ao overtrainning por falta de descanso ou o descanso insuficiente para recuperar um dia de treinos + tudo o que não for treino. O problema do amador é que "tudo o que não for treino" é muita coisa. É coisa pra caramba. E tem mais um agravante no caso específico do triatleta : ele quer dar conta de tudo, ele quer ser perfeito em tudo, ele viaja, ele trabalha, ele tem vida social, ele cuida da família e ele quer tickar tudo o que está na planilha de treinos : feito, feito, feito. Todos o elogiam pela sua dedicação e determinação, ele não decepciona ninguém...só o seu corpinho. Esse, tadinho, sofre. Ele não tem descanso.

Eu falo tudo isso com muita propriedade porque eu fui assim (ainda sou um pouco mas estou melhorando) e fui vítima de mim mesma diversas vezes. E com o passar das temporadas de treinamento, cheguei à conclusão que não faz diferença perder um treino aqui e outro ali. Aliás, faz sim, perder um treino porque resolveu descansar faz diferença nos outros treinos da semana e na lesão que você vai evitar mais pra frente. Na doença interplanetária que não vai te atingir porque seu sistema imune estará renovado e fortalecido. No tombo da bike que você não levará porque estará esperto e com os sentidos alertas porque dormiu o suficiente na noite anterior. Na sua musculatura que se fortaleceu porque você deu tempo de o corpo recompor todas as fibras.

Mas a musculatura é um caso a parte : ela precisa de descanso + boa alimentação para crescer. Então a pessoa vai na sua aulinha de muscula 2 vezes por semana, 1h mais ou menos de trabalho nos aparelhos e tal. Sofre na maioria das vezes porque tá pra nascer triatleta que curta uma musculação...e aí não descansa o suficiente e nem come direito. Então o que acontece ? Ela perde musculatura. Chega na próxima aula ela vai se pesar e percebe que a balança está de sacanagem...ela emagreceu, está 1kg mais leve. Ledo engano! Emagreceu nada! Emagrecer significa perder gordura! Ela perdeu massa magra, ao invés de ganhar musculatura, o organismo foi lá e ainda usou o pouco que tinha de musculatura pra gerar energia pro corpinho cansado se levantar no dia seguinte.

Tenho um amigo que fez vários Irons, corridas de aventura de 4 dias, fez parte da equipe brasileira olímpica nos jogos de inverno, jogou pólo aquatico, fez maratonas, enfim, um viciado em endorfina das mais diversas fontes e ele uma vez me disse enquanto fazíamos um trote leve na USP : "eu prefiro mil vezes chegar numa prova sub-treinado e super-descansado do que super-treinado e sub-descansado" e eu assino embaixo. Porque, afinal de contas, você faz o esporte para se divertir e se sentir bem em primeiro lugar.

Ahhhh mas eu gosto, eu vou dormir 4 horas só e vou pedalar na madrugada lá na USP porque eu gosto e não porque eu quero completar a planilha de treinos ou porque eu tenho uma prova. OK! Mas pensemos bem no assunto...o corpo precisa de mais horas de sono pra se recuperar, esse sono perdido exerce um efeito cumulativo no nosso organismo. Dean Karnazes se recuperva de cada uma das 50 maratonas consecutivas que fez com apenas 4:30 de sono em média. Eu não sei de vocês, mas pra mim ele é marciano ou uma entidade extra corpórea, uma forma mutante avançada do homo sapiens, sei lá, eu só sei que ele é feito de um barro bem diferente de 99% da população do mundo. Mas nós, reles amadores workaholics terráqueos, necessitamos do descanso de qualidade para nossa saúde mental e física e, não menos importante, para nossa longevidade atlética.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente Telminha !
    Tive um overtraining mês passado...sei bem do que vç tá falando.
    Força na recuperação !
    Bjs,
    Pedro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!