quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

E lá vamos nós!

Notícias do front

Meu segundo semestre na faculdade começou de verdade agora que passou o carnaval, que maravilha! Estamos tendo matérias fantásticas, bom, pelo menos para mim que sou uma curiosa insaciável sobre tudo o que envolve atividade física, esporte, saúde, ciência, etc.

Nossa grade de horário na FMU neste segundo semestre  possui as seguintes matérias: Basquete, Futebol, Habilidades Gímnicas Axiais, Natação, Fisiologia do Exercício, Bioquímica, Genética, Anatomia, Psicologia e Filosofia. Em qualquer curso que a gente faz nessa visa, é normal ter todo tipo de professor: um professor enxaqueca, um FDP, um mal amado  (às vezes os astros entram em conjunção, onde o portal de Hades, o deus das regiões infernais, se abre e todas essas características se reúnem numa pessoa só), mas nada como levar tudo, literalmente, na esportiva, já que estamos numa faculdade de Educação Física, e fazer piadas terríveis, colocando apelido no chato e dando muita gargalhada com a turma. Mas a maioria esmagadora dos professores, felizmente, é do bem e cada aula é um deleite.



Triathlon, aqui me tens de regresso

 No semestre passado, minha vida entrou numa revolução total e fiquei sem treinar quase nada, minhas prioridades eram a faculdade e, logicamente,  o trabalho (afinal de contas, o investimento numa faculdade é alto). Senti muita falta dos treinos, dei uma engordadinha básica, mas sem dramas. Este semestre, com minha vida mais organizada, estou conseguindo encaixar uma horinha de exercícios todas as manhãs, com exceção dos sábados e domingos, onde faço umas 3 horas... ou não! Se eu estiver muito cansada, enfio o pé-na-jaca, acordo ao meio-dia e passo a outra metade dele em estado vegetativo-contemplativo.


Para voltar de vez a treinar com uma certa constância, resolvi me inscrever no Troféu Brasil de Triathlon  na distância short, que será em Santos, dia 17/03. Vamos ver como estamos depois de um bom tempo parada. Já até sinto o friozinho na barriga, ui!

Ah, mas você está curioso, ou curiosa, que eu sei... quer saber que raios de aula é essa de "Habilidades Gímnicas Axiais" não é? Duas coisas posso garantir sobre ela: 1- é louca e 2- é legal. E basta.  Segredo de quem faz Educação Física na FMU...não, brincadeira, quando chegar o momento, vou colocar aqui no blog um vídeo do nosso trabalho em grupo.

Por hora vou sendo apresentada, nas aulas de anatomia, aos 106 ossos que temos apenas se consideradas as mãos e os pés! Vou aprendendo, na aula de Fisiologia, que está tudo interligado, mexeu num sistema do organismo, causa impacto em todo o resto, para o bem ou para o mal. Já escolhi meu bichinho de estimação para as aulas de Genética, um gene chamado ACTN3 e vou suportando bravamente a chatice da aula teórica de futebol, onde o professor manda cuspir o chiclete, sentar direito, tirar o boné e responder "presente" ao invés de "aqui" na chamada.

Livro da vez

Li a biografia I'm Here to Win, do Chris McCormack, triatleta australiano que ganhou 2 vezes o campeonato mundial de Ironman do Hawai e acho que todos os títulos possíveis de se ganhar no triathlon na distância olímpica. O livro tem umas passagens muito legais sobre quando ele começou a carreira dele, quando morou e competiu na Europa e depois a guinada e foco na distância Ironman. Suas estratégias de manipulação psicológica dos adversários também são interessantes. Vale a pena ler, mas é um livro um pouco repetitivo e cheio de informações inúteis, poderia ter metade do total de páginas.

Agora peguei a biografia da Chrissie Wellington, A Life Without Limits. Ela foi um dos maiores fenômenos que apareceram na história do Ironman, simplesmente ganhou todos que disputou. Surgiu do nada, sem passado atlético e começou a preocupar os homens da competição, as mulheres não eram páreo. Se aposentou no auge no ano passado. Ela escreve sozinha  (sem ghost writer), o que estou achando um grande erro, porque, apesar de ela escrever bem, não tem ritmo narrativo e a leitura está um verdadeiro porre. Vamos ver se, com um pouco de leitura dinâmica, a coisa melhora. No próximo post espero já ter terminado e conto alguns detalhes interessantes sobre ela.

Na fila de livros estão: "O Leão da Toscana" do Gino Bartalli, que conta a história deste ciclista incrível, herói da Segunda Guerra, salvou muitos judeus das garras nazistas na Itália. Levava documentos falsos no quadro da bicicleta por mais de 200km e entregava para os judeus escondidos em Assis. Depois tenho o livro de outro ciclista, só que o outro lado da moeda, o lado negro: " The Secret Race", escrito por Daniel Coyle, narra confissões do ciclista Tyler Hamilton sobre doping, dizem que é bombástico, a ver.

Inscrição confirmada

E eis que acaba de chegar a confirmação da minha inscrição do Troféu Brasil, e lá vamos nós!










Um comentário:

  1. Welcome aboard !!!!
    Li esses dois livro e tive a mesma impressão que vc, a facilidade do macca é impressionante, flui. mas, a historia da CW é punk, muito show.
    Tb achei o ingles dela mais complexo de entender.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!