segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Off-season, S.Silvestre e travessias

Depois de um período grande de descanso, eis que amanhã recomeço com saudade os treinos de triathlon. Meu off-season teve 6 semanas de duração. Devo dizer que curti cada momento dele, cada preguicinha, fiz tudo o que eu queria e minha consciência está leve como uma pluma.

São Silvestre: emoção, água-benta e Brigadeiro

No meio do meu off-season fiz alguns trotes leves de corrida apenas para não sofrer muito na São Silvestre. Essa foi a minha quarta. Teve a palhaçada da medalha que foi entregue no kit, antes da corrida. Um desrespeito com o corredor e com a própria prova, tão tradicional e famosa no Brasil todo. Bem, felizmente, apesar dos esforços do pessoal da Yescom (os desorganizadores da prova) em descaracterizar nossa tão querida prova, ela foi maravilhosa e o foi por conta dos participantes, tanto corredores como espectadores. O tempo ajudou, o sol se escondeu e a temperatura ficou amena. Na largada tava todo mundo lá: Homem-Aranha, A Noivinha, Mulher Gato, Ayrton Senna de macacão e capacete, o índio descalço e de cocar, o Homem Prateado, o Cavaleiro Medieval e sua armadura de ferro, o pessoal de Cerquilho, Tiririca Cover, o Homem Camarão, Penélope Charmosa, Rogério Ceni, o Homem das Cavernas, eu, amigos da Planet Assessoria, todos alinhados. Não, essa não é a descrição de um quadro do Salvador Dalí, é a nossa São Silvestre!

Emoção

Com aproximadamente 45 minutos de prova, ouço o pessoal que estava assistindo nas ruas :”O Marílson ganhou! Foi brasileiro quem ganhou a prova! O Marílson ganhou, vamos correr com mais força!”. Eu me senti como se estivesse no final da Segunda Guerra e as pessoas estivessem gritando nas ruas que a guerra tinha acabado e os aliados eram vencedores. Foi muito emocionante porque todo mundo batia palma e gritava de alegria. Foi assim por alguns quilômetros.

Água-benta

Então cheguei nas ruazinhas residenciais da Barra Funda, pensando comigo se eu teria, como nos anos anteriores, a “água-benta” jogada com esguicho pelas donas de casa. Elas costumam colocar uma escada na frente da casa e, do último degrau, jogam água nos corredores, aliviando o calor. Cheguei na Alameda Olga e lá estavam elas, sem falta. Na rua Margarida tinha mais. Fiz questão de passar sob algumas gotas e fazer pensamento positivo, nesse momento um senhor gritou: “olha a água-benta!!!”. Ainda agora estou na dúvida: será que ele leu meu pensamento?

Brigadeiro

Comecei a subir a Brigadeiro em terceira marcha, logo joguei a segunda, cansada, e fui subindo, olhando pro chão. Subi com 2 corredores que me acompanharam, corredor de rua sabe, na hora do aperto a gente procura alguém num ritmo próximo e vai dando força um pro outro. Passamos o viaduto da rua 13 de Maio, a subida apertou mais um tiquinho, o motor tossiu, joguei a primeira. O pessoal que me acompanhava também. Chegamos na av Paulista, plana, agora é acelerar, mas e as pernas? Perdi em alguma esquina da Brigadeiro, não sei qual. Só sei que chegamos com a alma e com um sorriso no rosto, todos juntos, batendo palmas e desejando feliz 2011 para todos ao redor. Enquanto fui caminhando para a dispersão, outros corredores chegaram e fizeram questão de me desejar bom ano, disseram que me viram subindo e que se prometeram que se eu não andasse eles também não andariam. Olha a responsa! Demos muitas risadas.

Travessias

Quero encerrar esse post compartilhando com vocês um texto do Fernando Pessoa que recebi e achei muito interessante para refletirmos nesse início de ano:

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”

Que tenhamos muitas travessias em 2011!

4 comentários:

  1. Parabéns pela SS!! Ainda não conseguiram acabar de vez com ela.
    Muito legal seu blog e o relato.
    Eu aproveitei além da água benta para comer um churrasco na rua Olga ou Margarida... tava muito bom!!
    Feliz 2011 e bons treinos
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Como eh bom descansar desencanado. Vai pro im?

    ResponderExcluir
  3. Telminha:

    Já admirava vc como atleta... mas como companheira e amiga vc é mais do que eu imaginava.
    Espero que em 2011 eu possa estar ao seu lado para acompanhar novas conquistas e aprender muito.....
    Obrigada por tudo...
    Márcia Oka.

    ResponderExcluir
  4. Puxa,

    Pena que você não viu a Esmeralda: Mascote da Equipe Baleias.

    Como sempre post delicioso de ler. Bom ano de 2011 pra nós todos e muita dieta para eu conseguir para a segunda maratona, para fazer sema andar.

    Abraço do Claudio Dundes

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!