segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

20 coisas que seu parceiro de treino não te dirá

Mesmo entre amigos, algumas coisas simplesmente não devem ser ditas.
Mas aqui, no blog Tripateta, eu terei o prazer de fazer o trabalho sujo.
É chegada a hora de você ouvir algumas coisas que seu companheiro de treino está morrendo de vontade de te dizer, mas nunca o fará:

20 - Quando estiver correndo na rua, pare de correr no mesmo lugar nos faróis fechados, você parece um idiota.

19 - Existem pelo menos 2 músicas embaraçosas no ipod de todo mundo, portanto pare de dizer que não sabe como elas foram parar na sua playlist. Simplesmente assuma seu amor pelo Supertramp.

18 - Todo mundo fez xixi na piscina em algum momento. Todo mundo. Qualquer um que disser o contrário está mentindo. O mesmo vale para a largada única na natação em águas abertas. Existe uma razão para a água estar morninha naquele momento.

17 - Por favor, limite-se a no máximo 2 dispositivos eletrônicos quando for correr e esconda bem os fios. Fica ridículo aquele monte de fio pendurado saindo de você.

16 - Fora da sua turma de corrida, ninguém se importa se você fez um puta treino de 15k de corrida hoje de manhã. Não tente enfiar esse assunto em todo papo que você tem no seu grupo de trabalho, na escola, nas compras, no banco, no FaceBook...

15 - Nunca use o capacete aero (gota) quando for pedalar em pelotão, a não ser que você queira fazer papel de bobo.

14 - O mesmo vale para combinar a mesma cor dos pés a cabeça e com a sua bike.

13 - Homens peludos de bermuda de ciclismo branca ou transparente deveriam ser aprisionados em gaiolas e enviados para o circo dos horrores da Romênia.

12 - Na piscina, por favor, use maiô ou sunga apropriados, veja se a lycra já não está transparente. Ninguém merece dar de cara com cenas dantescas ao emergir de um tiro de 200m pra morte. É morte certa.

11 - Óculos de natação gigante ou que parece uma máscara de mergulho é assinar atestado de prego. Fica rrrridículo. Compre um óculos normal e, de quebra, melhore sua performance em pelo menos 10seg no tiro de 100m. Sério.

10 - Todo mundo se espanta quando vê suas próprias fotos de corrida online. Você fica assim, com essa cara torta e com essa pança solta quando corre? Sim, fica. Sinto muito.

9 - Não critique a dieta, treino, estilo de vida de ninguém, a não ser que aceite, numa boa, críticas em retorno.

8 - Gabar-se parte 1: se você estiver com atletas que saibam mais do que você, não finja saber tanto quanto (ou pior, mais do que) eles. Simplesmente escute.

7 - Gabar-se parte 2: não existe tempo de expiração para um PR (personal record). Mas a não ser que seja um record mundial, o tempo para se vangloriar de um PR expira em 5 anos.

6 - Gabar-se parte 3: batalhar por um objetivo e chegar lá é OK, mas até alcançá-lo, fique de boca fechada.

5 - Não use os treinos de ciclismo em grupo para disputar a posição de macho alfa, é perigoso e você já está (ou deveria estar) numa escala evolutiva superior a esse tipo de estratagema.

4 - Na natação, se tiver 10 tiros de 100m, por exemplo, não faça os 9 primeiros 30seg acima do seu tempo para poupar energia e bater apenas o último tiro na frente de todo mundo. Macho alfa aquático é tão ou mais patético que o do ciclismo.

3 - Você começou a treinar triathlon esse ano, completou seu primeiro short em abril e em novembro quer fazer um Ironman: grande coisa, nos EUA tem uma freira de 80 anos que também completa um Ironman em 16h59min. Mas sem cãimbras.

2 - Cuidado com os tipos de alongamento que você faz, aonde e na frente de quem você os faz, algumas posições são desagradáveis de serem assistidas, outras queimam o filme para sempre.

1 - Mesmo que seu parceiro de treino seja mais rápido do que você não se diminua nem blasfeme, pode ser, e é bem provável mesmo, que essa pessoa admire algo em você: sua atitude positiva, seu bom humor, sua persistência, seja lá o que for, aceite. Há uma boa razão para a pessoa continuar treinando com você, seu ranzinza.

13 comentários:

  1. Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!
    20 tópicos importantíssimos. Da vontade de colar na porta dos vestiários e nas bikes de alguns.
    Tudo bem que se aplicou a mim também, como nos tópicos 18 e 19...rss....Tudo bem, algum dia tinha que ouvir isso mesmo....!!! rssss
    A propósito: Parabéns pela super prova em Pirassununga!!!!!! Parabeééns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sen-sacio-naaaaaal! Adorei, morri de rir e acho que poderíamos escrever, a partir do seu post, escrever um estatuto do triatleta. Que tal? kkk Não sei se ficaria bom, mas que a gente pode se divertir escrevendo, ah, isso com certeza! (Só dê uma olhada na redação do item 6, ficou meio estranha).

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo: Obrigada! Duvido que vc tenha alguma música embaraçosa no seu ipod...rsrs

    Clau: pronto! Arrumei o item 6, tem razão. E esse item precisa ficar bem claro. Vamos escrever o estatuto sim, fechado!

    ResponderExcluir
  4. Show! Muito bom! Acho que vou voltar a usar meu óculos minimalista de nadador!!!!! Hahahahaha ( eu não uso mascara de mergulho, ok?.... e você sabe disso!!!!!!)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, Thelma! Ruim foi ler o 7. Meu recorde tá vencido há tanto tempo e continuo me vangloriando... Bom, pelo menos não sou triatleta!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo , vou divulgar porque serve demaaaaaissss (inclusive para auto-análise). Bem que desconfiei quando me disseram para tentar o óculos máscara (se bem que eu deveria tentar qq coisa para melhorar minha natação - kkkkk). Tb fico com vergonha alheia na hora do alongamento (que vontade de me manifestar no próximo treino - ai meu deus - kkkkk).

    ResponderExcluir
  7. Thelma !!!
    Estou aqui rindo sem parar... voce foi perfeita em descrever os "Tripatetas"...!!!
    Me senti um pouco "atingida" no item 14 !!!hahaha...vou tentar sair do rosa...e me "descombinar" um pouco...!
    Um beijo e ótimo final de ano !!!

    ResponderExcluir
  8. cara....
    eu li apenas hoje esse post
    SIMPLESMENTE O MELHOR POST Q LI NA MINHA VIDA!!!!!!!
    kkkkkkkkkkk
    dei muita risada
    e t garanto q em algum ponto todo mundo tem alguma coisa....kkkkkkkkkk
    eu, pedalo d capacete aero pq nao tenho outro...melhor do q sem!! e olha q ja fui adepto das viseiras nos pedais leves...kkkkkkkk
    parabens thelma
    alem d 1 post muito bacana vc demonstra o quanto eh inteligente e bacana
    admiro e adoro muito você!
    boas festas!

    ResponderExcluir
  9. Thelma, você me fez rolar de rir. parabens!
    Mas na realidade, vc ajudou ate quem acabou de começar, como eu.
    Isso, ninguem me disse e nem sempre a sensatez ajuda! vai ficar para a minha auto-critica. Fantastico teu post! bj

    ResponderExcluir
  10. A Claudinha citou o seu blog no blog dela e resolvi ler, sensacional. Rolei de rir! Parabéns!! Feliz 2011 e ótimos treinos!! Corina

    ResponderExcluir
  11. Ahhh eu uso óculos mascara e ele não entra uma gota dagua :(

    Mas tirando esse mico eu estou "relativamente" bem kkkk

    Demais o post, abração Thelma.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!