terça-feira, 18 de maio de 2010

Endurance



Dia 29/05 acontecerá no litoral paulista a corrida de revezamento Bertioga-São Sebastião-Maresias que possui 75 km de extensão. Nessa prova podem ser formadas equipes de 9, 6, 3 ou 1 pessoa. Não por acaso, a categoria solo também é chamada de Survivor. Eu lembro que, ano passado, na pousada em que fiquei hospedada em Maresias, tinha um atleta que faria na categoria solo e nós (eu e vários profissionais do esporte, como personal trainners, prof. educação física, donos de assessorias, etc) praticamente parávamos tudo o que estávamos fazendo e em silêncio observávamos o "espécime" quando ele passava por nós: "uau...o cara vai correr 75km sozinho...".

Dia 30/05 teremos no litoral catarinense o Ironman Brasil, na praia de Jurerê Internacional, são 3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. No Ironman só existe categoria solo e, mais que survivors, os atletas que cruzam a linha de chegada são chamados de IRONMAN ou IRONWOMAN. Se preparar para um Ironman, organizar a logística de alimentação, roupas e "kits roubadas", chegar lá e passar mais de 10 horas numa atividade física constante também é digno de parar e observar quem é esse atleta, do que ele é feito?

Fascínio: as provas de endurance exercem um certo fascínio nas pessoas em geral, imagina nas pessoas que estão envolvidas no esporte! A gente sabe o esforço, a dedicação, a determinação e as dificuldades que envolvem o treinamento para se chegar numa prova desta distância.

Loucura total: essas provas que vão acontecer aqui em terra brasillis no final de maio são longas, são difíceis, são duras. Uma, de 75 km categoria solo, é considerada uma ultramaratona difícil pelo percurso variado entre subidas, praias e trilhas, a outra, um triathlon de longa distância de proporções desumanas (ou alguém acha que correr uma maratona depois de pedalar 180km é normal?). O que dizer então de uma prova de corrida de 254 km (6 maratonas seguidas!!!) no deserto do Marrocos que dura 6 dias e de uma de triathlon que dura 3 dias e os atletas percorrem 515km no total em Big Island-Hawaii? Aqui no Brasil essas provas insanas ainda estão engatinhando, mas na europa são muito populares. Claro, essa Marathon des Sables de 6 dias no deserto do Sahara é um exagero total, mas provas de 70km a 100km são comuns.


Colocar corpo e mente à prova, ver do que somos feitos, do que somos capazes, o limite que a sociedade nos diz que é saudável ou possível é verdade? Um desafio pessoal completado nos dá uma força interior imensa. Para uns é completar 5k no revezamento Pão de Açúcar, para outros é ficar dias correndo no deserto do Sahara. Não importa, desafiar nossa própria natureza, extender nossos limites, isso mexe com o que de mais primitivo existe no ser humano: a sede de aventuras, de descobertas. Se não fosse por essa força, o homem ainda estaria encolhidinho nas florestas africanas, não teria se aventurado para o norte, e do norte para além mar...os tempos são outros, mas o homem continua quase o mesmo. Nossos instintos foram sendo domados pela nossa razão, mas eles continuam lá, ditanto vários comportamentos. Tem uma frase do Dean Karnazes (sempre ele) que ilustra bem isso : "Achamos que se tivéssemos todos os confortos possíveis, estaríamos felizes. E hoje estamos tão confortáveis que ficamos infelizes. Não há a sensação de conquista, de aventura em nossas vidas."


Vou participar do revezamento em trio feminino (chegamos em segundo lugar no ano passado!) na Bertioga-Maresias no dia 29/05 e dia 18/07 estarei no Rio para a maratona. Estou com um bichinho curioso em saber como seria completar os 75km da Bertioga-Maresias no segundo semestre categoria solo... será?

2 comentários:

  1. Oi Thelma,

    Legal o seu texto. Sou um atleta amador bem mediano.
    A dois anos atras, fiz um audax de 300km (bicicleta).
    Algun tempo antes isso seria impensavel para mim, mas com determinação acredito que tudo pode ser possível!
    Treinei por 3 meses e completei o desafio.
    Se vc tem esse encanto por provas de endurance, vai a luta !
    Pelo que li no seu blog, determinação vc tem de sobra.

    Abraço

    Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Oi Ferreira! Valeu pela força! Fazer uma prova longa requer muito equilíbrio entre treinos-vida pessoal-saúde. Para mim esse parece ser um desafio ainda maior que a própria prova!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, obrigada!