quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Falta de descanso

Todo atleta amador tem uma tendência ao overtrainning por falta de descanso ou o descanso insuficiente para recuperar um dia de treinos + tudo o que não for treino. O problema do amador é que "tudo o que não for treino" é muita coisa. É coisa pra caramba. E tem mais um agravante no caso específico do triatleta : ele quer dar conta de tudo, ele quer ser perfeito em tudo, ele viaja, ele trabalha, ele tem vida social, ele cuida da família e ele quer tickar tudo o que está na planilha de treinos : feito, feito, feito. Todos o elogiam pela sua dedicação e determinação, ele não decepciona ninguém...só o seu corpinho. Esse, tadinho, sofre. Ele não tem descanso.

Eu falo tudo isso com muita propriedade porque eu fui assim (ainda sou um pouco mas estou melhorando) e fui vítima de mim mesma diversas vezes. E com o passar das temporadas de treinamento, cheguei à conclusão que não faz diferença perder um treino aqui e outro ali. Aliás, faz sim, perder um treino porque resolveu descansar faz diferença nos outros treinos da semana e na lesão que você vai evitar mais pra frente. Na doença interplanetária que não vai te atingir porque seu sistema imune estará renovado e fortalecido. No tombo da bike que você não levará porque estará esperto e com os sentidos alertas porque dormiu o suficiente na noite anterior. Na sua musculatura que se fortaleceu porque você deu tempo de o corpo recompor todas as fibras.

Mas a musculatura é um caso a parte : ela precisa de descanso + boa alimentação para crescer. Então a pessoa vai na sua aulinha de muscula 2 vezes por semana, 1h mais ou menos de trabalho nos aparelhos e tal. Sofre na maioria das vezes porque tá pra nascer triatleta que curta uma musculação...e aí não descansa o suficiente e nem come direito. Então o que acontece ? Ela perde musculatura. Chega na próxima aula ela vai se pesar e percebe que a balança está de sacanagem...ela emagreceu, está 1kg mais leve. Ledo engano! Emagreceu nada! Emagrecer significa perder gordura! Ela perdeu massa magra, ao invés de ganhar musculatura, o organismo foi lá e ainda usou o pouco que tinha de musculatura pra gerar energia pro corpinho cansado se levantar no dia seguinte.

Tenho um amigo que fez vários Irons, corridas de aventura de 4 dias, fez parte da equipe brasileira olímpica nos jogos de inverno, jogou pólo aquatico, fez maratonas, enfim, um viciado em endorfina das mais diversas fontes e ele uma vez me disse enquanto fazíamos um trote leve na USP : "eu prefiro mil vezes chegar numa prova sub-treinado e super-descansado do que super-treinado e sub-descansado" e eu assino embaixo. Porque, afinal de contas, você faz o esporte para se divertir e se sentir bem em primeiro lugar.

Ahhhh mas eu gosto, eu vou dormir 4 horas só e vou pedalar na madrugada lá na USP porque eu gosto e não porque eu quero completar a planilha de treinos ou porque eu tenho uma prova. OK! Mas pensemos bem no assunto...o corpo precisa de mais horas de sono pra se recuperar, esse sono perdido exerce um efeito cumulativo no nosso organismo. Dean Karnazes se recuperva de cada uma das 50 maratonas consecutivas que fez com apenas 4:30 de sono em média. Eu não sei de vocês, mas pra mim ele é marciano ou uma entidade extra corpórea, uma forma mutante avançada do homo sapiens, sei lá, eu só sei que ele é feito de um barro bem diferente de 99% da população do mundo. Mas nós, reles amadores workaholics terráqueos, necessitamos do descanso de qualidade para nossa saúde mental e física e, não menos importante, para nossa longevidade atlética.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Reformatando o HD (cont.)



E a vida me mandou (mais) uma tela azul. Uma trombose na veia poplitea da perna esquerda. Mas por que cargas d'água meu corpo produziu esse trombo ? Tenho 35 anos, não fumo, não sou sedentária, não tenho histórico familiar, tomava pílula até semana passada...esse é um fator, mas não age sozinho. Que eu saiba, não faço parte de nenhum grupo de risco. Talvez tenha sido somente um acidente mesmo.

Então eu fui internada. Fiquei num leito no PS, me deram uma injeção de anti-coagulante, de madrugada fui pro quarto. Minha mãe me acompanhou desde a consulta com o clínico, coitadinha da velhinha, mandei ela embora pra casa e fiquei sozinha. É muito cansativo. Passei a noite relativamente bem. E aí começou minha rotina. Injeção de anticoagulante Clexan 2 vezes ao dia. No braço, porque na barriga eu tô fora. Credo. Mas dói hein ? Arrepia tudo a bichinha. E eu sou muito resistente a dor, tá louco. E pernas pra cima, levanto o mínimo possível.

Depois que meu irmão me trouxe um modem 3G e o meu netbook tudo melhorou. Agora posso pelo menos bloggar e ler o jornal de manhã...e claro, procurar estudos e explicações sobre a TVP (trombose venosa profunda) em atletas de endurance jovens.

E sabe que encontrei coisas interessantes ? Inclusive um artigo de um terapeuta americano que chegou à conclusão que a época do Natal é a mais propensa a ter casos de trombose em atletas jovens. Coincidência ? O artigo dele é bem interessante e pode ser lido aqui.

Passado o susto e fora de perigo, a recuperação será lenta : 6 meses de anticoagulante via oral. Nos primeiro meses exercícios leves e nada de quedas ou tombos. E depois exercícios meio-leves e nada de quedas ou tombos. Ou seja, não poderei mais pedalar ao ar livre até o próximo semestre. Adeus Ironman 2010, adeus Troféu Brasil 2010, adeus qualquer prova até junho de 2010. Por isso o título do blog, reformatando o HD. Quem é a Thelma tripateta sem o triathlon ? Preciso repensar minha vida atlética, reformatar tudo, preciso de novos desafios, novos objetivos, quem sabe até um novo esporte?

Mas uma coisa é certa, alguns erros foram cometidos da minha parte. Primeiro deles : eu estava mentalmente cansada nesse final de semestre e já estava capengando nos treinos. Eu deveria ter simplesmente abortado tudo e tirado imediatamente as minhas férias do triathlon. Segundo : muito trabalho sentada sem levantar da cadeira, deveria ter esticado as pernas de hora em hora, afinal, o meu corpo é mais ativo, o metabolismo dele é alto, ele não pode ficar parado o dia todo na mesma posição. Terceiro : sabendo que tenho problemas com pílulas anticoncepcionais, deveria ter resolvido já por outro método contraceptivo e eu estou adiando isso ha muito tempo.

Bem, o importante nesses acontecimentos traumáticos da vida é não perder a lição. Eu tenho pensado muito nisso.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Reformatando o HD

Assim como um computador que começa a se comportar de forma estranha, apresentando problemas inexplicáveis nos aplicativos que você sempre usou sem problema nenhum e a gente tenta de tudo e acaba apelando por reformatar o HD e partir do zero instalando tudo novamente pra coisa girar redonda de novo, eu estou passando por uma reformatação de HD...só que forçada. Já que eu não me antecipei e não dei um descanso pro meu organismo quando ele começou a apresentar sinais de cansaço, as circunstâncias da vida tomaram a providência. Se a gente fica adiando para fazer coisas importantes, a vida vem e faz o seu trabalho, só que de uma forma que nem sempre a gente espera.

Tenho trabalhado demais nesse final de ano, fico horas sentada na frente de um computador. E para piorar a situação, não tenho treinado quase nada, ou seja, coloquei um corpo de atleta de endurance sentado numa cadeira por horas ininterruptas, sob stress de final de ano, sem o refresco de quase nenhum treino para fazer a máquina girar o motor um pouco. Erro (quase) fatal.

Terça-feira, dia de muita chuva em São Paulo, cheguei cedo no escritório, por volta das 8 da manhã e nesse dia o trabalho rendeu que foi uma beleza. Só levantei para almoçar e ir ao banheiro. Saí do escritório por volta das 20:30. Ao levantar da cadeira para ir embora, senti uma queimação forte na parte posterior da perna, um pouco abaixo do joelho. A perna estava inchada também. Nossa, pensei, ferrei alguma coisa nessa levantada. Judiei de algum tendão. Mal conseguia esticar a perna, mas fui andando e a dor diminuiu um pouco. No dia seguinte a perna continuava dolorida e o inchaço também. Muito estranho. Só uma perna inchada ? Que m.. é essa ? Pensei. Mas como uma boa triatleta que não é fresca para dores ocasionais, achei que não era nada. Fui ao Ibirapuera fazer o treino de pista. 5 tiros de 800m. No começo senti um pouco de dor. Mas passou conforme esquentei. Na hora do almoço nadei e fiz tiros de 200m. Sempre que levantava de alguma cadeira, a perna doía horrores. Quinta-feira acordei e a perna inchada. Coloquei uma meia de compressão que eu tinha em casa e fui trabalhar. Me senti melhor. Mas no final do dia, mesmo com a meia, a perna tava dura e continuava inchada e dolorida. Parei para pensar sério no problema. Finalmente! Deve ter dito meu anjo da guarda.

Como é mesmo o nome daquilo que dá nas pernas e elas vão ficando inchadas porque a circulação é interrompida por um coágulo e se não tratar rapidamente esse coágulo pode ir para os pulmões ? Fui na internet. Busquei por algumas palavras chaves e achei : trombose. É isso. E se eu tenho uma trombose ? Caraca! Não pode ser.....mas e se for ? Vou para o PS do hospital perto de casa. Só pra tirar a dúvida da minha cabeça. Fui pro hospital já imaginando o médico dizendo : tsk tsk tsk, sua neurótica, é só um tendão inflamado!

Dei entrada no PS. Me mandaram no ortopedista. Bem, será ? Acho que eu precisava era de um clínico...mas ok. O ortopedista examinou minha panturrilha e falou que tava com cara de algum problema de circulação. Me mandou para o clínico. O clínico, com uma boa vontade cósmica, simplesmente não prestava atenção no que eu dizia e queria me empurrar de volta para o ortopedista. Mas depois que eu estressei ele pediu um exame doppler praticamente forçado : "Doutor, eu sou uma atleta que já teve várias lesões ao longo dos anos de treinamento, sei a diferença entre uma dor de lesão e essa perna inchada e dolorida, tem alguma coisa muito estranha acontecendo aí".

A médica que fez o doppler pediu para que eu respirasse fundo assim que colocou o aparelhinho atrás do joelho....ai caraca...pra quê respirar fundo ? Vai fazer alguma diferença na perna ? Bom, terminado o exame, fui sentenciada : "você tem um trombo numa veia profunda de alto calibre. A veia poplítea. Você vai ficar internada no hospital porque seu estado é muito grave. Se esse trombo descolar, pode te dar uma embolia pulmonar. Pode sentar na cadeira de rodas porque andar é um risco." Caiu a ficha porque ela pediu pra que eu respirasse fundo....ela queria saber se já não tinha descolado alguma coisa. Meu mundo caiu.

Sentei na cadeira de forma catatônica. O enfermeiro me levou de volta ao consultório médico. Nem preciso dizer que o doutor ficou com cara de bunda. Ainda bem que eu conheço bem meu corpo, senão acho que estava em casa fazendo gelo e tomando um anti-inflamatório para cuidar de uma trombose.

Continuo a contar meu "calvário" amanhã no proximo post.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Soco no estômago

Sempre que fico sabendo de um acidente de bicicleta na estrada já penso que poderia ser eu. Quando o acidente envolve uma mulher, triatleta e próxima (que encontro nos treinos e provas) eu fico me perguntando se vale a pena tudo isso. Sempre que o assunto for bicicleta o risco vai existir. Até no rolo. Eu lembro uma vez que o Maluf (maluco total, lenda do triathlon e do ciclismo de São Paulo) estava treinando no rolo sozinho quando se desequilibrou, caiu, bateu a cabeça e ficou desmaiado até o dia seguinte.

Semana passada a triatleta Ana Lidia Borba sofreu um acidente na rod. D Pedro, passou por uma tartaruga, se desequilibrou e caiu na pista. Foi atropelada por um automóvel. Foi grave mas já está se recuperando. Não pude não lembrar da Fernanda Clemente que, num episódio parecido, perdeu a vida na rod Castelo Branco nas vésperas de ir para o Ironman do Havaí.

O assunto é sério. Todo o cuidado é pouco. Os acidentes de bicicleta acontecem mais quando estamos distraídos, desfocados, no finalzinho do treino, a poucos quilômetros de casa...o capacete é item essencial, nem tem o que discutir. Sempre. Um rolezinho no quarteirão ? Capacete.
As estradas onde o tráfego é intenso e a velocidade é alta nem pensar. Se você se sente inseguro, não vá.

Eu acho que nós devemos tomar todas as precauções possíveis. Sempre concentrados. Mas eu não vou deixar de pedalar na estrada nas manhãs de domingo. Não sei se eu tivesse uma família e filhos se eu iria ficar na USP de domingo a domingo. Acho que sim. Cada um pese os prós e os contras.

Uma coisa é certa : quando essas coisas acontecem, é necessário repensar até onde vale a pena, até onde treinar para um triatlon faz sentido.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Aprendendo com o mundo animal

Olha a situação do cidadão abaixo... maravilha hein ? E o tamanho da barriga ? Será que está suficientemente cheia ?


Sabe quando você faz um treino de transição pesado no sabadão, chega em casa com uma fome dos infernos, começa a comer mas o sono que se abate é tão grande que mal dá tempo de levantar da mesa e capotar no sofá ? Tipo system shutdown ? Então...da próxima vez vou tentar a estratégia do nosso amigo quadrúpede aí...fechar pra balanço de cara no prato.

Já pensaram ? O bom de dormir com a cara dentro do prato de comida é que, se bater uma fominha básica, não precisa levantar, ir até a cozinha e triturar alguma coisa. Aliás, não precisa nem abrir o olho...é só esticar a língua e puxar um biscoito pra dentro...show!!!

Vivendo e aprendendo!

Triathlon do bem

Há dois posts atrás, publiquei a campanha "Triathlon por uma causa" do triatleta Marcos Vilas Bôas que se propunha a arrecadar 1 real por cada km completado por ele no 1/2 Iron de Pirassununga. A arrecadação foi tão significativa que contribuiu com 30% dos recursos necessários à compra dos kits de informação (sobre Linfoma e Leucemia) para as crianças hospitalizadas com câncer - Projeto Dodói da ABRALE. Eu vi o material e é muito legal, todo com a Turma da Mônica. Li o gibi que acompanha o kit e tenho que admitir que aprendi coisas preciosas com as historinhas. Por exemplo, eu não sabia que a Leucemia não é hereditária e ainda não se sabe a causa. O Linfoma é um tipo de câncer que ataca o sistema linfático, (composto pelos gânglios, vasos linfáticos e linfócitos) e o sintoma mais comum do Linfoma é o aumento dos gânglios (principalmente no pescoço, axilas e virilha), entre outros. Quando as terapias não dão certo (tanto para o Linfoma como para a Leucemia), a única forma de cura é o transplante de medula óssea. E, pra isso, é necessário encontrar um doador compatível. Para encontrar um doador compatível, foi criado um banco nacional de doadores. Para fazer parte do banco de doadores, basta retirar um pouco de sangue. Já a doação é mais complexa, mas nada que não compense a benção de salvar uma vida.
Vou pedir ao nosso amigo Marcos que nos informe melhor sobre isso e publique em seu blog recém criado. Vejam o blog dele aqui.

Mas o legal disso tudo é que a intenção da ABRALE é justamente informar as pessoas sobre essas doenças e parece que estão no caminho certo. Eu, pelo menos, aprendi um pouco com eles.

"Triathlon por uma causa" segue em frente, o Marcos ainda tem duas provas esse ano : Final do Troféu Brasil (6/12) e Olímpico de Caiobá (13/12). Abaixo o texto dele dando continuidade à campanha:

"Gostaria de lembrar a quem não participou da primeira fase e também aos que participaram e tiverem vontade de continuar, que no dia 06 de dezembro farei a segunda das três provas de triathlon deste ano em pról da ABRALE.

Nesta prova irei doar a quantia de R$ 25,75 , equivalente a distância em quilômetros que irei percorrer.

A forma de doação continua a mesma;

1) Acessar http://www.abrale.org.br/docs/dodoi_geral.html ou pelo site da Abrale www.abrale.org.br
2) Depois Clique aqui para fazer a sua doação
3) Preencher os campos, fazer a opção do valor a ser doado e ao final gerar um boleto
4) IMPORTANTE: para que saibamos o resultado da ação preencher o campo EMPRESA com o código: "Triathlon por uma causa"
5) Após efetuarem o pagamento, automaticamente o recibo é enviado para o e-mail do doador

É fundamental colocar no nome da empresa o texto "TRIATHLON POR UMA CAUSA", só assim poderemos verificar a quantia que será arrecadada.

Abraço a todos e muito obrigado pelo apoio"